UAI

Carros novos: 2022 agitado para uns e nem tanto para outros

O ano chega ao fim e o mercado de carros novos no Brasil mostrou que algumas montadoras se destacaram bem mais que outras, com número maior de lançamentos

Publicidade
No visual externo, não houve mudanças em relação ao C3 2023
No visual externo, não houve mudanças em relação ao C3 2023 Foto: No visual externo, não houve mudanças em relação ao C3 2023

Se o desempenho das montadoras é medido pela quantidade de lançamentos que elas apresentam durante o ano, pode-se dizer que 2022 foi equilibrado. Pelo menos no que diz respeito a carros novos, modelos inéditos que foram introduzidos no mercado. O que mais se viu foram discretas reestilizações, mudanças em conjuntos mecânicos e a eletrificação das linhas.

A indústria automotiva no Brasil ainda sofre as consequências da pandemia da COVID-19, que afetou profundamente o fornecimento do componentes, principalmente de semicondutores. E a expectativa é que o setor comece a retomar a normalidade a partir de meados de 2023. Mesmo assim, a indústria continuou em busca de números mais positivos de produção e vendas, com alguns carros novos movimentando o mercado nacional em 2022.

Fiat Fastback cinza visto da lateral parado em chão de cimento com paisagem de natureza atrás.
O Fiat Fastback 2023 já foi convocado para o recall

Pacote diversificado do grupo Stellantis

O grupo Stellantis, por reunir algumas marcas, aumentou as chances de oferta de carros novos no mercado. E um dos mais relevantes, em se tratando de projeto novo, nova geração, o Citroën C3 foi uma das atrações do ano. Com desenho totalmente renovado, o compacto chegou com opções de motores 1.0 e 1.6, com a intenção de marcar presença mais firme entre os hatches de entrada. Tem acabamento bem espartano.

Já na marca Fiat, o destaque ficou por conta do Fastback, o SUV compacto com estilo cupê derivado do Pulse. O modelo criou muita expectativa, mas dividiu opiniões após seu lançamento. O visual é, talvez, o seu ponto forte, com linhas equilibradas e bem definidas. Mas por dentro o carro não é muito diferente do Pulse, com espaço limitado para quatro pessoas, acabamento com predominância de plástico rígido. Os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo dão conta do recado.

Outra novidade no grupo Stellantis foi o Pulse Abarth, versão esportiva do SUV compacto equipada com o motor T270, de 185cv de potência máxima. É o primeiro SUV preparado pela divisão esportiva da marca italiana.

Honda City Hatchback cinza claro modelo 2023 de frente no asfalto
O Honda City Hatchback traz a mesma frente do sedã, com friso largo cromado e grade estreita

Duas novidades da marca Honda

A Honda também foi uma marca que trouxe novidades significativas. A primeira delas foi o novo Honda City com a carroceria hatchback, lançado em fevereiro. Depois de encolher seu portfólio com a retirada do Civic e do Fit, a marca japonesa incrementou o leque de carros novos com o City Hatch, equipado com motor 1.5 aspirado flex e câmbio CVT.

E não parou por aí. Em julho, a Honda apresentou a segunda geração do HR-V, que chegou com carroceria totalmente renovada, estilo mais moderno, e, inicialmente, com motor 1.5 aspirado. Depois, a montadora japonesa lançou a versão com motor 1.5 turbo, aumentando o leque de opções do SUV compacto queridinho do mercado brasileiro.

O líder foi reestilizado

O campeão de vendas Hyundai HB20 também passou por reestilização na linha 2023, ganhando nova frente com grade bipartida por um friso, e traseira do hatch com novas lanternas unidas por uma barra brilhante. O sedan também foi reestilizado. As opções de motorização continuaram 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com câmbios manual ou automático.

Nova caminhonete Chevrolet Montana cinza de frente em movimento
Nova Montana chega às concessionárias em fevereiro de 2023 (Foto: Chevrolet/Divulgação)

A picape que promete fazer barulho

Mas se o assunto tem foco nos carros novos, a General Motors também contribuiu, com a nova Chevrolet Montana. O modelo foi apresentado este ano, mas só chegará ao mercado em fevereiro de 2023. A picape é totalmente nova, com dimensões intermediárias para competir com a Fiat Toro, da qual traz semelhanças no visual. O motor é o 1.2 turbo flex com potência máxima de 133cv. Vai provocar briga boa com as campeãs de vendas Fiat Strada e Toro.

VW fica nas reestilizações e fim de linha do Gol

Situação melancólica foi a da Volkswagen em 2022. A marca não contribuiu com as opções de carros novos no mercado brasileiro e trouxe apenas reestilizações do Polo, Jetta GLI e a linha 2023 do Taos. O principal destaque da marca foi o fim de linha do Gol, com o lançamento da série especial Last Edition, e do anúncio do seu substituto, o Polo Track. Projeto novo? Nenhum.

Volkswagen Gol Last Edition vermelho de frente
Série especial Last Edition marca o fim da produção do Volkswagen Gol, após 42 anos

A Renault também ficou na onda das reestilizações, retrabalhando o visual do Kwid, que também ganhou a versão elétrica E-Tech. A picape intermediária Oroch levou um discreto tapa no visual e ganhou motor 1.3 turbo, assim como Captur e Duster. E o Sandero saiu de linha e ficou o Stepway, que na verdade é o Sandero aventureiro.

Um ano bom para os chineses

Já a Caoa Chery optou pela eletrificação de sua linha, trazendo opções híbridas de quase todos os modelos, além do 100% elétrico i-Car, que figura entre os mais baratos do mercado. E falando em híbridos e elétricos, vale destacar também os modelos da BYD, que chegaram com muita tecnologia e sofisticação.

Ou seja, depois de quase três anos sofrendo as consequências da pandemia, a indústria automotiva no Brasil não apresentou tantos carros novos. Na sua maioria foram reestilizações, novas versões e mudanças em conjuntos mecânicos, além dos modelos eletrificados. Projetos novos ainda estão por vir. Vamos aguardar!

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas