UAI
ESTÚDIO VRUM

Carros chineses: novas marcas se preparam para 'invadir' o Brasil

Depois da JAC, Chery, BYD e GWM, outras marcas chinesas se programam para desembarcar no mercado brasileiro com veículos eletrificados

Publicidade

As marcas chinesas de automóveis estão realmente se expandindo no mundo, cobiçando importantes mercados na Europa, Estados Unidos e também na América do Sul. E o Brasil, é claro, não ficou de fora dessa investida, e os carros chineses são vistos cada vez em maior volume pelas ruas do país, principalmente os eletrificados.

JAC e-JS1 EXT azul de frente estacionado sobre gramado
JAC e-JS1 está entre os carros elétricos mais acessíveis do país Foto: JAC/Divulgação

Para conversar sobre o assunto, nesta semana, o Estúdio VRUM traz os jornalistas Boris Feldman e Enio Greco revelando as novas marcas chinesas que prometem desembarcar no mercado brasileiro nos próximos meses. Elas chegam para se somar à JAC, Chery, BYD e GWM, por enquanto, as que mais vendem carros chineses no mercado brasileiro.

BYD Dolphin Mini rosa em pista de teste visto de frente
O BYD Dolphin Mini tem preço de R$ 115.800 Foto: BYD/ divulgação

Para Boris Feldman, essa 'invasão chinesa' é extremamente positiva para o consumidor brasileiro. E é fácil entender o por quê. Os carros chineses desembarcam por aqui com preços competitivos e, com isso, obrigam as fabricantes tradicionais a mexerem em suas tabelas, reduzindo os valores dos seus modelos.

Mas Boris lembra que os primeiros carros chineses que desembarcaram no mercado brasileiro tinham baixíssima qualidade. Modelos de marcas como Lifan e Effa chegaram por aqui e deixaram uma impressão muito ruim em relação às fabricantes chinesas.

Essa primeira leva de carros chineses passou pelo Brasil, mas logo outras marcas começaram a demonstrar interesse pelo mercado nacional. Vieram a JAC e a Chery, sendo que a primeira foi pioneira ao anunciar que sua linha no Brasil seria só de modelos eletrificados.

Caoa Chery iCar branco de lateral no estúdio
O Caoa Chery iCar já foi o carro elétrico mais barato do país, mas não é mais Foto: Caoa Chery / Divulgação

A Chery, inicialmente, chegou a produzir modelos em sua fábrica em Jacareí, no interior paulista, mas não deu muito certo. Atualmente, a Caoa Chery comercializa modelos a combustão, híbridos e elétricos, alguns produzidos no Brasil e outros importados.

Outra marca que desembarcou por aqui foi a Seres, grande fabricante de carros chineses, que chegou como importador e na fase de alíquota zero. Mas o governo federal alterou as regras e o imposto de importação para carros elétricos que era zero deve chegar a 35% até 2026. Portanto, a marca chinesa que não tem fábrica no Brasil ficará em situação difícil.

Mas, além dessas marcas citadas, outras duas poderosas chegaram no mercado brasileiro mostrando que não vieram para brincar. A BYD comprou a fábrica que era da Ford, em Camaçari, na Bahia, e vai produzir por lá seus modelos eletrificados. Já a GWM comprou a fábrica que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo. São duas marcas que já estão crescendo no mercado brasileiro, vendendo modelos híbridos e elétricos em volumes cada vez maiores.

Veículos curiosos na CES 2024
XPeng Aeroht Foto: Divulgação

Porém, uma nova leva de carros chineses está prestes a desembarcar no Brasil. Uma das marcas é a XPeng, que tem parceria com a Volkswagen, e apresentou recentemente no Salão do Automóvel de Pequim um carro voador, que utiliza de um sistema semelhando ao dos drones. Essa marca já confirmou que virá para o Brasil.

Outra marca de carros chineses pronta para desembarcar no Brasil é a Neta, que tem três fábricas na China, uma na Tailândia e promete ter uma no Brasil. É possível que a Neta compre a fábrica desativada da Toyota em Indaiatuba, no interior paulista.

A própria Chery está trazendo para o Brasil duas novas marcas de seu grupo. Uma delas é a Omoda, que porduz modelos de luxo, e a outra é a Jaecoo, que faz carros 4x4 para o off road. As duas também pretendem 'invadir' o mercado brasileiro com modelos híbridos e elétricos.

Veículo da Omoda em cima de palco, ao fundo é possível ver um painel com tela em azul escrito Omoda Jaecoo.
Omoda e Jaecoo querem produzir em fábrica na cidade de Jacareí (SP) Foto: WikiMedia Commons/Reprodução

Já a marca inglesa MG, fundada em 1924, foi adquirida pela chinesa SAIC, que anunciou a chegada de seus carros chineses no Brasil. A GAC, também chinesa, está negociando sua vinda para o Brasil, e para isso desenvolve conversas com os governos do Amapá e Alagoas, pois pretende construir fábrica.

E para fechar a lista das marcas chinesas que pretendem vir para o Brasil, a Zeekr, que pertence à Geely, que já esteve presente no mercado brasileiro. A Zeekr promete trazer para o mercado brasileiro automóveis de luxo com desempenho esportivo para competir com modelos de marcas premium como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche. Mas vale lembrar que a marca já se deu mal em seu país de origem. Portanto, todo cuidado é pouco.

Zeekr X cinza com teto preto em pano branco com pequeno pedaço de planta na frente da lente.
Zeekr X que foi flagrado é montado na mesma plataforma que Volvo EX30 Foto: Zeekr/Reprodução

Porém, de uma maneira geral, a imagem que se tinha dos carros chineses mudou muito nos últimos anos. Aquela ideia de que eram veículos frágeis, inseguros e de péssima qualidade de acabamento ficou para trás. Atualmente, muitas marcas chinesas produzem automóveis de alto padrão, com muita tecnologia. Os fabricantes tradicionais precisam abrir os olhos, pois os chineses estão chegando com força total.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas