UAI

Bateria: todo cuidado nos dias frios, pois ela pode arriar

A bateria do carro não costuma mandar recado que vai pifar, mas se ela estiver com carga baixa, a possibilidade de apresentar problemas aumenta no inverno

Publicidade
Nos dias mais frios, a reação química que ocorre dentro da bateria para gerar energia fica comprometida
Nos dias mais frios, a reação química que ocorre dentro da bateria para gerar energia fica comprometida Foto: Nos dias mais frios, a reação química que ocorre dentro da bateria para gerar energia fica comprometida

Sabe quem gosta de inverno? Os donos de lojas de cobertor e de bateria de carro. Vocês já devem ter notado que é comum a bateria do carro pifar exatamente nos dias mais frios. Por que será? Por dois motivos. O primeiro está relacionado às baixas temperaturas, pois o que produz a corrente elétrica que a bateria fornece para o carro é uma reação química que acontece no interior do componente. E quanto mais frio estiver, mais difícil fica de ocorrer essa reação química, comprometendo a eficiência da bateria.

O outro motivo é que quando está muito frio, com temperaturas muito baixas, a viscosidade do óleo do motor aumenta, ficando mais grosso. A consequência disso é que os pistãos têm mais dificuldade de se movimentarem dentro dos cilindros, fazendo mais força para vencer a resistência proporcionada pelo lubrificante mais espesso. Portanto, nas manhãs de inverno mais frias, para dar a partida no motor exige-se mais da bateria, justamente no momento em que ela apresenta maior dificuldade para realizar a reação química em seu interior.

Mas nessas situações não há muito o que fazer para se prevenir. Se a bateria do seu carro já estiver com a data de validade próxima ao vencimento, com carga baixa, e chegou o inverno, pode preparar o bolso porque o gasto será inevitável. O prazo de durabilidade de uma bateria depende de vários fatores, desde o tipo, voltagem, até a quantidade de equipamentos que o carro tem. Portanto, fique de olho! Se a bateria do seu carro já tem mais de dois anos, é aconselhável checar o nível da carga dela, principalmente no inverno.

Se você gostou de mais essa dica sobre os cuidados com a bateria do seu carro, não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. Fazendo isso e se inscrevendo em nossos canais você receberá notificações de novos conteúdos que trazem todas as novidades do setor automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Twitter e Instagram, além do portam vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas