O inverno está chegando e as temperaturas começam a reduzir, trazendo o frio. Uma das consequências disso é que muitas pessoas deixam de ligar o ar-condicionado do carro, o que não deveria acontecer. Mesmo nesse período mais frio, o ideal é que se ligue o sistema pelo menos umas duas vezes por mês, para manter as condições ideais de funcionamento. Mas com as temperaturas baixas, vale lembrar que o carro tem a opção do ar quente, um tipo de calefação para tornar o habitáculo menos gelado.
Porém, em alguns casos, quando se aciona a opção de ar quente no sistema de ar-condicionado do carro, começa a pingar água nos pés do motorista e do passageiro que senta na frente. Mas de onde vem essa água? O problema é que o ar-condicionado tem que funcionar regularmente, seja para esfriar ou para esquentar a cabine.
O sistema de ar quente, às vezes, fica um ano ou dois sem ser utilizado, principalmente em um país de clima quente como o Brasil. Mas é preciso saber que esse ar quente vem do sistema de arrefecimento do motor, que faz circular água em alta temperatura por tubos e mangueiras posicionadas atrás do painel.
E se você fica de um a dois anos sem ligar o ar quente no ar-condicionado do carro, o resultado será o ressecamento das mangueiras de borracha e a oxidação dos tubos de metal. Com isso, vão aparecer furos e trincas no sistema, gerando vazamento de água e infiltrações. Você poderia até ter travado o sistema de ar quente para evitar o problema, mas poucos lembram disso.
Então, o ideal é ligar de vez em quando o ar quente no sistema de ar-condicionado do carro. Fazendo isso, você evitará que fique pingando água nos seus pés enquanto dirige. Além disso, se um dia ocorrer o superaquecimento do motor, ligue o ar quente, pois ele fará circular a água do sistema de arrefecimento, passando por dutos mais frios atrás do painel, ajudando a baixar a temperatura.
Se você gostou dessas dicas relacionadas ao sistema de ar quente do ar-condicionado do carro, não deixe de curtir os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. Fazendo isso e se inscrevendo nos canais, você será notificado sobre novas publicações. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, trazendo as principais novidades do setor automotivo. Você encontra tudo isso no portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas