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Fiat Pulse: 1 ano após sua estreia, SUV continua competitivo?

Testamos a versão mais barata do SUV equipada com câmbio automático. Após alguns reajustes, modelo continua tendo uma boa relação custo-benefício?

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O Fiat Pulse é o SUV mais barato disponível no mercado brasileiro, com preços que partem de R$ 96.590
O Fiat Pulse é o SUV mais barato disponível no mercado brasileiro, com preços que partem de R$ 96.590 Foto: O Fiat Pulse é o SUV mais barato disponível no mercado brasileiro, com preços que partem de R$ 96.590
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

Mesmo após um ano do seu lançamento, o Fiat Pulse continua sendo o SUV mais barato do Brasil. Hoje, o compacto é vendido a partir de R$ 95.590, porém, em sua estreia, ele partia de R$ 79.990 mil. Ou seja, em um ano, a versão de entrada ficou 20% mais cara. Apesar dos reajustes, o modelo continua tendo uma boa relação custo-benefício? Confira o teste completo.

Fiat Pulse - preços e versões

  • Drive 1.3 MT - R$ 95.590
  • Drive 1.3 AT - R$ 102.590
  • Drive 1.0 turbo AT - 110.790
  • Audace 1.0 turbo AT - 115.790
  • Impetus 1.0 - turbo AT - R$ 127.390

O visual é robusto, com a dianteira alta, o capô anabolizado, as molduras das caixas de roda, o rack de teto e o aerofólio traseiro. Mas tem alguns pontos em que o Fiat Pulse não consegue disfarçar sua origem de hatch compacto, como as portas do Argo e a traseira mirrada quando comparada com a dianteira.

Alguns itens da unidade avaliada são opcionais, como as rodas em liga leve de 16 polegadas (que custam R$ 1.987) - as de série são em aço e trazem calotas - e o teto plotado em preto (acessório que custa R$ 805,99).

Interior tem acabamento simples

O interior do Fiat Pulse tem acabamento simplório, com excesso de plástico. O que mais incomoda é um aplique no painel com plástico fino que aparenta má qualidade. Os painéis de porta também são plástico puro e os bancos são revestidos em tecido.

O destaque no painel é o multimídia com tela de 8,4 polegadas. O sistema tem espelhamento com smarphones sem uso de cabo, mas o carregador de celular sem fio que fica no console é opcional. Essa versão ainda traz ar-condicionado automático digital e um pequeno apoio de braço. O volante tem ajuste apenas em altura.

O espaço no banco de trás é legal para duas pessoas, desde que o pessoal da frente não abuse. O porta-malas tem 370 litros de volume. O número não é ruim, mas o espaço não impressiona porque o aproveitamento foi feito em altura. Por esse motivo o vidro traseiro é pequeno, o que acaba atrapalhando a visibilidade durante as manobras.

Testamos versão mais barata equipada com câmbio automático

Rodamos com a versão mais barata do Fiat Pulse equipada com câmbio automático (Drive 1.3 AT, que custa R$ 102.590). Mas, se você estiver de olho na versão de entrada, equipada com câmbio manual, aqui tem o teste completo. Mas, se você estiver pensando em comprar as versões de topo, com motor 1.0 turbo, o teste é este.

O desempenho não é o ponto forte desse SUV compacto. O motor 1.3 aspirado, casado com o câmbio CVT que simula 7 marchas, até vai bem na cidade, onde o trânsito é lento e mais amarrado.

Já no rítmo veloz das estradas, esse motor é fraco. Ultrapassagens e retomadas são lentos. O modo esportivo, acionado pelo botão vermelho do volante, mantém as rotações mais altas, ajudando um pouco a ganhar desempenho, mas não salva a reputação do compacto.

Consumo do Fiat Pulse 1.3 automático

O desenvolvimento gradual combina com o cenário urbano e o compacto acaba sendo um bom companheiro. Porém, diferente do Pulse 1.3 equipado com câmbio manual, o consumo de combustível não se destacou com o câmbio automático.

Ficha técnica do Fiat Pulse 1.3 Automático

MOTORDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 98cv a 6.000rpm (com gasolina) e 107cv a 6.250rpm (com etanol) e torques máximos de 13,2kgfm (g) e 13,7kgfm (e) a 4.000rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira, com câmbio CVT que simula 7 marchas
SUSPENSÃO/RODAS/
PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com eixo de torção e rodas semi-independentes/ em aço estampado de 6 x 16 polegadas / 195/60 R16
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOSCom discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS
CAPACIDADESDo porta-malas, 370 litros; tanque, 47 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,09m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; distância entre-eixos, 2,53m; altura livre do solo, 18,8cm
PESO1.187 quilos
DESEMPENHOVelocidade máxima de 177km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 11,4 segundos (e)
CONSUMO (*)Cidade: 12,9km/l (g) e 9,2km/l (e)
Estrada: 14,3km/l (g) e 10,4km/l (e)
Dados do fabricante
(*) Medição do Inmetro
(g): gasolina
(e): etanol

Concorrentes: Fiat Pulse joga na série B dos SUVs compactos

Com tantos concorrentes, o segmento dos SUVs compactos ganhou uma subdivisão, com uma linha de corte na casa dos R$ 110 mil referente ao preço da versão de entrada dos modelos. E o Fiat Pulse atua nessa faixa de baixo, jogando contra :

  • Peugeot 2008 Allure 1.6 AT - R$ 99.990
  • Citroën C4 Cactus Live 1.6 AT - R$ 108.990
  • Renault Duster Intense 1.6 MT - R$ 110.790
  • Hyundai Creta Action 1.6 AT - R$ 110.990
  • Nissan Kicks Active 1.6 AT - R$ 110.990

SUV ainda não atingiu a liderança

Mesmo sendo o SUV mais barato, com quase um ano de mercado o Fiat Pulse não atingiu a liderança do segmento, objetivo firmado no lançamento. Entre os SUVs compactos, ele está na quarta colocação do segmento. Não é uma posição ruim, mas esperava-se mais.

  • Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas

Agora, o modelo que roubou algumas vendas do irmão menor Argo, também vai ser canibalizado pelo recém lançado Fastback (e já tem teste desse modelo aqui), seu irmão maior que vai brigar no degrau de cima. Mas, ao menos para o fabricante, o importante é que a escolha seja feita dentro de casa, não importa qual dos modelos.

Equipamentos do Fiat Pulse Drive 1.3 AT

DE SÉRIEAirbags frontais e laterais (tórax e cabeça); controle de tração e estabilidade; Isofix; assistente de partida em rampa; ar-condicionado automático digital; banco do motorista com regulagem de altura; faróis em LED; piloto automático; volante com regulagem de altura; lanterna em LED; vidros elétricos; sensor de estacionamento traseiro; sensor de pressão dos pneus; central multimídia com tela de 8,4 polegadas e conexão com smartphone; Electronic Locker; quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; estepe temporário; retrovisores com regulagem elétrica e função tilt down; barras longitudinais no teto; luzes de rodagem diurna em LED; computador de bordo; alarme.
OPCIONAISPintura sólida branco Banchisa (R$ 983); Pack Tech 1 (R$ 2.483); jogo de rodas em liga leve de 16 (R$ 1.987); teto plotado em preto (R$ 805.99).
Fonte: Fiat (site comercial)

Quanto custa?

O Fiat Pulse Drive 1.3 AT é vendido por R$ 102.590. Com os opcionais descritos, a unidade testada tem preço sugerido de R$ 108.848.