A Ford decidiu encarar de frente a briga no segmento dos SUVs médios, um dos mais concorridos do mercado brasileiro, e aposta na linha 2026 do Territory para isso. Para tentar cativar o consumidor, a marca manteve o preço da versão anterior, R$ 215 mil, e ainda adicionou mais itens de série ao pacote. A proposta é clara: entregar mais conteúdo pelo mesmo valor e se posicionar melhor frente aos rivais como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, BYD Song e Haval H6.
Facelift
O Ford Territory 2026 passou por um leve facelift para tentar seguir competitivo entre os SUVs médios. A principal mudança está na dianteira, que agora traz uma nova grade frontal mais larga e conectada aos faróis, formando um conjunto visual mais coeso, os faróis, que adotam o novo formato em “L” com iluminação full LED, seguem a identidade visual mais recente da Ford, a mesma que já aparece em outros modelos vendidos lá fora. As rodas também foram atualizadas e agora são de 19 polegadas, preenchendo melhor os paralamas e ajudando a dar mais presença ao carro. Na traseira, o para-choque inferior agora é pintado na cor da carroceria, detalhe que elimina aquele contraste plástico comum nos SUVs e deixa o visual mais limpo.
Motorização fraca
O Territory 2026 continua sendo vendido no Brasil em versão única, a Titanium. Debaixo do capô, o motor é o 1.5 EcoBoost a gasolina, com injeção direta e comando variável. São 169cv a 5.500 rpm e 25 kgfm de torque entre 1.500 a 3.500 rpm, combinados a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, banhado a óleo.
Apesar dos números, o conjunto deixa a desejar. O SUV pesa 1.630 kg e o motor 1.5 turbo não dá conta do recado com folga. Em acelerações mais fortes, como em ultrapassagens ou retomadas em estrada, o desempenho é limitado e falta fôlego. A entrega de torque até ajuda nas arrancadas urbanas, mas não compensa o peso nas situações em que se exige mais do conjunto.
Seria mais consciente se o modelo vendido por aqui recebesse o motor 2.0 turbo de 253 cv e 38 kgfm de torque, já presente no Ford Bronco e Maverick. Mas, como o carro vem importado da China, onde faz sucesso e já tem motorização híbrida, a Ford decidiu manter a configuração atual por aqui. A opção eletrificada, segundo a marca, ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
Interna e conforto
O Ford Territory 2026 se destaca no quesito conforto e espaço interno. Com mais de 2,60 metros de entre-eixos, o SUV realmente entrega um espaço generoso para os ocupantes, especialmente para quem vai no banco traseiro, que conta com bom espaço para pernas e cabeça. O porta-malas tem capacidade razoável para o segmento, oferecendo 448 litros, que aumentam para mais de 1.400 litros com os bancos rebatidos, ampliando bastante o espaço para transportar volumes maiores.
O conforto a bordo é outro dos pontos fortes do carro, com suspensão bem calibrada para absorver as irregularidades do asfalto e garantir uma viagem tranquila, mesmo em pisos irregulares. O conjunto transmite poucos solavancos para dentro da cabine, mantendo o equilíbrio e a estabilidade.
Além disso, o acabamento é bem cuidado para o segmento. O painel e os painéis das portas são revestidos em soft-touch, com pouco plástico rígido, o que eleva a sensação de qualidade no interior. O cluster digital de 12,3 polegadas é integrado à central multimídia, que também tem tela de 12,3 polegadas, formando um painel único, moderno e funcional.
Segurança
O Territory 2026 vem equipado com um pacote completo de segurança, que inclui airbags frontais, laterais e de cortina, garantindo proteção para todos os ocupantes. O sistema de alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência está presente, ajudando a evitar acidentes ou minimizar impactos.
Os freios ABS mostraram-se consistentes durante os testes, respondendo bem mesmo em frenagens mais exigentes. O modelo também conta com piloto automático adaptativo com função Stop & Go, que facilita o trânsito em condições urbanas e congestionamentos. Para ajudar na condução, há ainda sistema de permanência e centralização de faixa, que contribuem para a segurança e conforto ao dirigir.
Conclusão
O Ford Territory 2026 impressiona pelo porte imponente, pelo bom espaço interno e pelo acabamento. É um SUV com presença, confortável e com visual alinhado à nova identidade da marca.
No entanto, quando se olha para a proposta do carro, que é a de um SUV médio voltado para a família, a motorização deixa a desejar. O motor 1.5 turbo simplesmente não dá conta de mover com folga os mais de 1.600 kg do carro, especialmente em situações como ultrapassagens ou retomadas de velocidade.
E isso se agrava ainda mais se pensarmos no uso típico de um carro familiar: cheio, com crianças, bagagens e, possivelmente, até com blindagem, algo comum nesse perfil de consumidor. Nessas condições, o desempenho fica ainda mais comprometido.
Num segmento cada vez mais competitivo, com rivais como Haval H6, BYD Song Plus, Corolla Cross híbrido e Jeep Compass, todos entregando boas soluções mecânicas ou conjuntos eletrificados, o Territory acaba ficando um passo atrás. Faltou à Ford oferecer um conjunto mecânico mais potente ou até eletrificado para o projeto.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion