Poucos dias após a Volkswagen confirmar o fim da produção da versão esportiva GTI, toda a gama up! saiu de linha na Europa. Por lá, o subcompacto estava no mercado desde 2011. Já por aqui, no Brasil, o modelo teve carreira mais curta: esteve em produção somente entre 2014 e 2021.
E sabe por que o Volkswagen up! teve vida mais longa na Europa? É que, no velho continente, o hatch teve aceitação muito maior que no Brasil: a multinacional comercializou nada menos que 973.584 unidades do modelo. Isso, sem contar a versão elétrica, que também deixou o mercado.
Já por aqui, o Volkswagen up! saiu de linha após totalizar pouco mais de 300 mil unidades produzidas, incluindo os veículos destinados à exportação. No mercado brasileiro, o modelo enfrentou a concorrência interna do Gol, que tinha projeto mais antigo, porém oferecia maior espaço interno.
Já testamos o Volkswagen up!: assista ao vídeo!
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up! saiu de linha: como fica a gama Volkswagen?
Assim como aconteceu no Brasil, o Volkswagen up! saiu de linha na Europa sem deixar sucessor direto. Ele era o único veículo da marca alemã que ainda não utilizava a arquitetura MQB: a base era a plataforma PQ-12, derivada da PQ-24. Em ambos os mercados, o produto mais acessível passou a ser o Polo, que é maior e mais sofisticado.
No Brasil, haverá uma versão mais simples do Polo, batizada de Track, que chegará ao mercado neste ano para ocupar a posição de entrada na gama da marca. Vale lembrar que os demais produtos nacionais de base da empresa, como Gol, Voyage e Fox, também saíram de linha nos últimos anos.
A mecânica do up!, entretanto, sobrevive justamente no Polo: a nova versão Track terá o motor 1.0 de três cilindros de aspiração natural, com 82cv. Já as versões TSI, Comfortline e Highline utilizam uma unidade turboalimentada, também "herdada" do subcompacto, que eleva a potência para 116cv.