UAI

UTVs com nióbio são destaques no Rally dos Sertões 2022

Já logo nos primeiros quilômetros percorridos do rally, que tem duração até o dia 10 de setembro, os UTVs com componentes em nióbio têm demonstrado vantagens

Publicidade
UTVs com nióbio têm peças com maior durabilidade
UTVs com nióbio têm peças com maior durabilidade Foto: UTVs com nióbio têm peças com maior durabilidade

Com largada em Foz do Iguaçu (PR), o Rally dos Sertões 2022 começou no último sábado (27) e se estenderá até 10 de setembro. E logo nos primeiros quilômetros percorridos, em meio às estradas de cascalho, com curvas sinuosas e lombadas, já temos os primeiros destaques da competição: os UTVs EXO Nb.

Esses veículos, feitos com nióbio, são da Giaffone em parceria com a CBMM, líder global em tecnologia de nióbio.

O EXO Nb pilotado por Zé Hélio, por exemplo, já conquistou a segunda posição na largada da prova.

A vantagem dos UTVs com nióbio

As aplicações de nióbio trazem vantagens não apenas no desempenho, mas também na segurança para o piloto e o navegador.

Na edição 2022 do Rally dos Sertões, os UTVs contam com um novo distribuidor desenvolvido com tecnologia de nióbio específica para engrenagens. Dessa forma, com essa inovação, tem-se uma maior resistência e durabilidade do componente.

Os discos de freio têm, também, composição em nióbio, o que resulta em menor desgaste (e, consequentemente, maior segurança).

Além disso, o uso de aço inox microligado ao nióbio, substituindo o aço comum, aumenta ainda mais a resistência à corrosão e a altas temperaturas nas peças de maiores riscos, como o escapamento.

Com isso, a expectativa é que a tecnologia coloque na frente os pilotos e seus UTVs, ajudando-os a vencer a prova do maior rally da América Latina.

O VRUM testou o UTV Polaris Razor 800; assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=KWEUsL7MNYg