Assista ao vídeo!

Estrutura de nióbio salva piloto Carlos Sainz em acidente violento

Piloto capotou carro durante prova da Extreme E na Itália, mas não sofreu ferimentos

Acidente com Carlos Sainz na prova Island X 1 2022 da categoria Extreme E
Carro do piloto espanhol capotou várias vezes Foto: Extreme E/Divulgação

O piloto de rally Carlos Sainz sofreu um grave acidente nesta quinta-feira (07) durante o Island X-Prix I, etapa do campeonato Extreme E realizada na Sardenha, na Itália. Apesar da gravidade do impacto, que fez o veículo capotar várias vezes, o automobilista saiu do veículo com as próprias pernas.

Assista ao vídeo do acidente:

Apesar de estar consciente e sem ferimentos, Carlos Sainz foi levado a um hospital local para a realização de exames, que já indicaram que ele está fora de risco. O acidente chegou a interromper a primeira bateria da prova: a segunda etapa ocorrerá nos próximos dias 9 e 10.

O Island X-Prix I ficou marcado ainda por outro acidente, envolvendo a piloto Emma Gilmour, no qual o veículo também capotou. Assim como ocorreu com Carlos Sainz, ela não sofreu ferimentos, mas foi igualmente hospitalizada por precaução.

Nióbio salva Carlos Sainz e Emma Gilmour

Ambos os pilotos foram protegidos pela sólida estrutura dos veículos da Extreme E. Ela é confeccionada em Nióbio, elemento que consegue conciliar baixo peso e alta resistência. O material é utilizado no chassi e na gaiola de proteção de todos os carros da categoria.

A empresa CBMM, sediada em Araxá (MG), detém 90% da produção e comercialização do nióbio, motivo pelo qual é líder no mercado em que atua, fornecendo produtos dessa matéria prima para mais de 400 clientes em mais de 40 países, e também para os carros da Extreme E.

Sobre a Extreme E

Trata-se de uma categoria internacional disputada com SUVs de propulsão totalmente elétrica. Criada em 2021, a competição reúne, atualmente, por 10 equipes, cada qual com um carro e uma dupla de pilotos, formada necessariamente por um homem e uma mulher.