Direto para o museu!

Toyota Corolla de fundador do Talibã é desenterrado após 21 anos no Afeganistão

Mantida debaixo da terra desde 2001, a perua foi usada pelo líder fundador do Talibã e será, agora, levada a museu

Publicidade
Pessoas trabalhando no desenterro do Toyota Corolla E100 no Afeganistão.
O E100 sobreviveu ao tempo em impressionantes boas condições Foto: Internet/Reprodução

Enterrado próximo a uma parede de barro, em um local mantido em segredo até recentemente, um Toyota Corolla da geração E100, com carroceria perua, utilizado pelo mulá Mohammad Omar, fundador do Talibã, foi recentemente resgatado.

Ao invés de estacionar o Toyota Corolla em uma garagem, Omar optou por enterrá-lo: ele acreditava que o veículo estaria mais seguro assim, pois temia que os soldados americanos o encontrassem.   

Segundo a NBC, o Toyota Corolla foi utilizado pelo mulá para escapar das tropas americanas, em 2001. O modelo foi pilotado por Omar para sair da cidade de Kandahar e chegar à província de Zabul, logo após os Estados Unidos enviarem militares ao Afeganistão. 

As forças do Talibã decidiram desenterrar o Corolla neste mês, que marca cerca de 10 anos após a morte de Omar. O ato seria uma forma de mostrar a força da organização após a retirada das tropas americanas do país.

O E100 será encaminhado, agora, para o Museu Nacional do Afeganistão. As equipes responsáveis já estão trabalhando na limpeza do veículo.

Quanto ao estado de conservação, fotos publicadas pela página Karachi Track, no Facebook, mostram que o carro está bem. Ele ainda está embrulhado no plástico utilizado em seu enterro e parece intacto, com exceção de um dos espelhos externos que está quebrado.

Antes de Toyota Corolla, Ford 103E já havia sido enterrado

Em 2020, um britânico encontrou um Ford Popular 103E dos anos 1950 enterrado em seu quintal enquanto construía um deck. Ele foi colocado lá como uma cápsula do tempo em 1964 e permaneceu no subsolo por quase 60 anos. 

No entanto, ao contrário do Toyota Corolla E100, o modelo da Ford foi encontrado em péssimas condições.

O VRUM já testou o Toyota Corolla Altis Hybrid; assista o vídeo!