Não é montagem, você está mesmo vendo um Fiat Fiorino com a marca RAM estampada na grade. Para nós, que estamos acostumados com as picaponas da RAM, não deixa de ser estranho ver a marca na grade de um comercial compacto. É que a marca do carneiro também faz parte da Stellantis, e usufruiu da sinergia entre as empresas do grupo.
Assim como a Peugeot, que apresentou no Brasil o Partner Rapid, a RAM lançou seu Promaster Rapid no México a partir da reestilização do Fiat Fiorino. Porém, a história da RAM com o furgão compacto da Fiat é até mais antiga, já que a relação entre as marcas remete à fase FCA (Fiat Chrysler Automobiles).
Na dianteira, o que diferencia o RAM Promaster Rapid do Fiorino é basicamente a grade. A peça traz o nome da marca em letras garrafais entre os novos faróis. As calotas são exclusivas, e trazem a logomarca ao centro. O carneiro também enfeita a porta direita do compartimento de carga, enquanto a esquerda "guarda" a placa e o nome do modelo.
Confira a galeria de fotos do Promaster Rapid
O interior do RAM Promaster Rapidi recebeu o mesmo painel da picape Strada, que por sua vez teve origem no pequeno Mobi. O volante é igual ao nosso Fiorino, mas com a divertida logomarca do carneiro. Para o trabalho, o compartimento de carga tem 3.300 litros de volume.
O motor é o valente 1.4 Fire Evo, porém movido apenas a gasolina. São 83cv de potência e 12,3kgfm de torque. Já o câmbio é manual de cinco marchas. O consumo de combustível é de 14,9km/l na cidade e 18,6km/l na estrada. A capacidade de carga é de 650 quilos.
Além do Fiorino, RAM também "clonou" Strada e Toro
Nessa onda de sinergia, a RAM ainda "clonou" da Fiat a nova Strada e a Toro. No México, a Fiat Strada é a RAM 700, disponível nas carrocerias com cabine simples e dupla. A picape compacta tem versões mais caras com os sobrenomes Big Horn e Laramie. No Chile, a Fiat Toro é a RAM 1000, e com direito à versão esportiva Rebel.