UAI

Peugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leão

Como a velha Partner produzida na Argentina deixou de ser trazida para o Brasil, marca do leão completa sua linha de furgões com uma solução (agora) caseira

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Peugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leão
Peugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leão Foto: Peugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leão

Detalhe Peugeot Partner Rapid



Além do Peugeot 208 com motor 1.0 do Fiat Argo, outro lançamento próximo que tem relação com a integração entre as marcas da Stellantis é o Peugeot Partner Rapid. Trata-se de um novo furgão? Não, é apenas um Fiat Fiorino que segue o fluxo normal em uma das linhas de montagem de Betim (MG) e, no final, recebe a logomarca do leãozinho na grade.

Fiat Fiorino 2022



A marca tenta dourar a pílula, evoca seus “130 anos de história”, a “liderança no desenvolvimento de comerciais leves” e na tradição europeia, para valorizar um “novo”  produto que só faz reembalar um veículo da Fiat que já existia. A, diferente do que se fala, não é um “projeto alinhado à plataforma Stellantis”.

Detalhe Peugeot Partner Rapid



Nem na época da PSA projetos eram tão “alinhados” assim. Apesar de terem o mesmo projeto (plataforma e conjunto mecânico), Peugeot 208 e Citroën C3 tinham carrocerias diferentes, conforme o gosto dos clientes de cada marca.

Velha parceria: Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert em 2006



Porém, no segmento comercial a parceria entre algumas dessas marcas é antiga. Logo a Fiat lança no Brasil o seu furgão médio Scudo, que sempre compartilhou projeto com Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Nos três modelos as carrocerias e conjunto mecânico são iguais, só mudando a grade, os faróis e o painel dianteiro. Também são “irmãos” os furgões grandes Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Com a saída do velho Peugeot Partner argentino da gama brasileira, o Partner Rapid completa a linha comercial da Peugeot como um furgão compacto com perfil urbano, que tem se mostrado importante com o crescimento do comércio eletrônico.

O modelo será lançado ainda esse mês. Além da grade, o volante passa a trazer a logomarca da Peugeot, a inscrição do modelo em baixo-relevo nos frisos de porta, calotas cobrindo as rodas aço estampado e o nome “Partner” na porta traseira da esquerda. O motor é o 1.4 Fire Evo, com até 86cv de potência e 12,2kgfm de torque.

Detalhe Peugeot Partner Rapid