Peugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leão

Como a velha Partner produzida na Argentina deixou de ser trazida para o Brasil, marca do leão completa sua linha de furgões com uma solução (agora) caseira

Peugeot Partner Rapid não passa de um Fiat Fiorino com a logomarca do leão Como a velha Partner produzida na Argentina deixou de ser trazida para o Brasil, marca do leão completa sua linha de furgões com uma solução (agora) caseira
Detalhe Peugeot Partner Rapid

Além do Peugeot 208 com motor 1.0 do Fiat Argo, outro lançamento próximo que tem relação com a integração entre as marcas da Stellantis é o Peugeot Partner Rapid. Trata-se de um novo furgão? Não, é apenas um Fiat Fiorino que segue o fluxo normal em uma das linhas de montagem de Betim (MG) e, no final, recebe a logomarca do leãozinho na grade.

Fiat Fiorino 2022

A marca tenta dourar a pílula, evoca seus “130 anos de história”, a “liderança no desenvolvimento de comerciais leves” e na tradição europeia, para valorizar um “novo”  produto que só faz reembalar um veículo da Fiat que já existia. A, diferente do que se fala, não é um “projeto alinhado à plataforma Stellantis”.

Detalhe Peugeot Partner Rapid

Nem na época da PSA projetos eram tão “alinhados” assim. Apesar de terem o mesmo projeto (plataforma e conjunto mecânico), Peugeot 208 e Citroën C3 tinham carrocerias diferentes, conforme o gosto dos clientes de cada marca.

Velha parceria: Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert em 2006

Porém, no segmento comercial a parceria entre algumas dessas marcas é antiga. Logo a Fiat lança no Brasil o seu furgão médio Scudo, que sempre compartilhou projeto com Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Nos três modelos as carrocerias e conjunto mecânico são iguais, só mudando a grade, os faróis e o painel dianteiro. Também são “irmãos” os furgões grandes Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Com a saída do velho Peugeot Partner argentino da gama brasileira, o Partner Rapid completa a linha comercial da Peugeot como um furgão compacto com perfil urbano, que tem se mostrado importante com o crescimento do comércio eletrônico.

O modelo será lançado ainda esse mês. Além da grade, o volante passa a trazer a logomarca da Peugeot, a inscrição do modelo em baixo-relevo nos frisos de porta, calotas cobrindo as rodas aço estampado e o nome “Partner” na porta traseira da esquerda. O motor é o 1.4 Fire Evo, com até 86cv de potência e 12,2kgfm de torque.

Detalhe Peugeot Partner Rapid