A Goodyear, empresa especializada na produção de pneus, já forneceu os recursos essenciais para que o Programa Apollo 11 da Nasa pousasse na Lua há 53 anos.
Desde o programa, a empresa continuou trabalhando, juntamente com a agência espacial do governo dos EUA, para o desenvolvimento de pneus de veículos lunares. E agora, ela reforça ainda mais essa tradição frente à mobilidade lunar ao se juntar com a Lockheed Martin, fabricante de artigos aeroespaciais.
Juntas, as empresas pretendem impulsionar ainda mais a locomoção na Lua, além de serem as primeiras a estabelecer operações de veículos comerciais de uso generalizado
"O programa Artemis da NASA, para viver e trabalhar na Lua, tem uma clara necessidade de transporte na superfície lunar. Pretendemos oferecer veículos operados de forma autônoma ou não tripulados por astronautas. Estamos desenvolvendo esta nova geração de veículos de mobilidade lunar para estar disponível para a NASA e empresas comerciais, além de outras agências espaciais que trabalham para apoiar a ciência e a exploração humana. Essa abordagem exemplifica o desejo da NASA de que a indústria lidere com esforços comerciais que permitam à agência ser um dos muitos clientes"
Kirk Shireman, vice-presidente de Campanhas de Exploração Lunar na Lockheed Martin
Tecnologia de pneus sem ar
A Goodyear se baseia em sua tecnologia de pneus sem ar usada na Terra para a micromobilidade, os ônibus autônomos e os veículos de passageiros.
Por meio de tal tecnologia, ela busca avançar com a mobilidade lunar diante de condições desafiadoras na Lua. A empresa, juntamente com a Lockheed Martin, já está aplicando experiências para o projeto que está desenvolvendo, incluindo em um campo de provas que simula o solo da Lua.
Além disso, Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, afirma que os conhecimentos adquiridos com a construção de pneus para o ambiente operacional complexo da Lua servirá de base para melhorias nos pneus utilizados na Terra também.
“Isso contribuirá para nosso objetivo de permitir a mobilidade, não importa onde ela ocorra"
Chris Helsel
Pneus para condições extremas
Os rovers (veículos robóticos para exploração espacial planetária) foram construídos com o propósito de serem usados por alguns dias e dentro de um raio de oito quilômetros do local de pouso. Nas futuras missões espaciais, estão previstas travessias de terrenos acidentados com distâncias muito maiores e com temperaturas extremas.
Para isso, são necessárias novas capacidades de pneus. Eles, além de exigirem mais durabilidade, precisam ser resistentes a temperaturas noturnas abaixo de 120 graus e temperaturas diurnas acima de 120 graus
A equipe
Além da Lockheed Martin, que já esteve junto à Nasa em diversas missões espaciais, a fabricante de pneus Goodyear conta também com outro parceiro, o MDA do Canadá. Esta empresa anunciou recentemente que sua tecnologia de braço robótico será usada em veículos de mobilidade lunar classificados por humanos. O braço fornecerá contribuições valiosas em apoio aos astronautas e permitirá maior funcionalidade do rover (veículo robótico) em missões totalmente autônomas.
Os três parceiros esperam ter seu primeiro rover na superfície da Lua a tempo de apoiar a primeira missão de pouso da NASA. Ela terá a primeira mulher e a primeira pessoa negra a andar na Lua, e está planejada para 2025.
As 10 MENTIRAS mais comuns no mundo dos carros; confira!