A Ford está testando uma nova tecnologia inovadora de faróis que aprimora a visão noturna e usa a pista como tela para projetar informações úteis ao motorista, sem prejudicar a sua atenção na estrada.
Com o novo sistema da Ford, os condutores podem, então, se informar sobre o limite de velocidade das vias, as orientações de direções, as condições do tempo etc. E tudo isso sem desviar a atenção da pista.
O recurso criado pela Ford se torna relevante, principalmente, porque quando se dirige à noite em estradas e em velocidades elevadas, uma rápida olhada para o monitor de navegação pode significar “dirigir às cegas” por 10 metros ou mais. Isso considerando que um veículo, viajando a 90km/h, percorre 25 metros por segundo.
E se a estrada não for iluminada, a situação é ainda mais arriscada, já que a olhada pode significar a perda de um sinal importante ou aproximação de uma curva.
Ford propõe uma condução mais confortável e segura
Os novos faróis da Ford beneficiam não só motoristas, mas outros usuários da estrada também. Isso pode acontecer, por exemplo, quando as projeções na pista incluem a sinalização de uma faixa de pedestre com marcação fraca ou desgastada na via. Eles podem, ainda, indicar o caminho ao motorista para que os ciclistas passem a uma distância segura.
Além disso, conectando o farol ao sistema de navegação, é possível indicar, antecipadamente, as próximas curvas e projetar a largura do veículo na estrada, ajudando o motorista a avaliar se ele passa em determinado espaço ou cabe numa vaga de estacionamento.
Segundo Lars Junker, especialista de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da Ford Europa, a nova tecnologia traz uma condução mais confortável e segura.
“O que começou como uma brincadeira, usando um projetor e uma parede em branco, pode levar a tecnologia de iluminação a um nível totalmente novo. Mais do que simplesmente iluminar a estrada, ela pode ajudar a reduzir o estresse da direção noturna, dando informações essenciais ao motorista sem tirar os seus olhos da estrada”.
Lars Junker.
Confira o último teste do VRUM com um veículo Ford: