Os videogames automotivos mais tecnológicos são nada mais que um simulador de corridas que proporciona aos jogadores uma experiência em que eles se sentem na direção de um automóvel real. Por isso, esses aparelhos contam com volante, pedais e alavanca de câmbio, que tornam bastante realista a partida virtual.
Pensando nisso, a Ford apresentou, na Europa, o seu primeiro simulador para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: o Team Fordzilla Ford Adapta. Ele foi inspirado nos veículos adaptados da marca.
A peça chave do equipamento é composta pelo volante, que é dotado com comandos os quais permitem o acionamento manual do acelerador e do freio. Com isso, jogadores com movimentos (principalmente os inferiores) limitados podem acelerar e frear com facilidade, usando as mãos.
A máquina foi desenvolvida pela empresa especializada no ramo Hi-Speed Simulators em conjunto com a Ford Espanha, a Fundação ONCE, o Team Fordzilla e a equipe de eSports da Ford. Ela traduz os valores de acessibilidade, inclusão, competitividade e diversão da montadora.
Diferentes consoles e jogos são compatíveis com o novo simulador. Ele incorpora um software com modo de mobilidade reduzida e tem a opção de realidade virtual ou até três monitores 4K.
- Para mais informações sobre o simulador de corrida para PCDs, visite o site da Ford
- Leia mais sobre o Team Fordzilla no portal do VRUM!
Um dos melhores tenistas profissionais testou o simulador de corridas
Para a apresentação do novo simulador de corridas, a Ford convidou Cisco García, um dos melhores tenistas profissionais em cadeira de rodas da Espanha e um grande fã de videogame. Ele, após ter sofrido uma lesão na medula espinhal em um acidente, se empenhou em lutar pela acessibilidade no esporte.
García testou o equipamento e o classificou como "perfeito".
“Em vez dos pedais, você troca de marcha, acelera e freia no volante. Ele tem um colete que te faz vibrar como se estivesse dentro do carro e há também fones com um som brutal. Você sente que está realmente dentro de um carro de corrida”.
Cisco García
Confira o último teste do VRUM com um veículo Ford: