Modelo 100% elétrico, o Nissan Leaf foi usado como fonte de energia. A fabricante japonesa montou em Sunderland, no Reino Unido, uma grande estrutura natalina – com uma árvore de Natal de quase 10 metros de altura – e fez com que toda a energia usada para manter a iluminação acesa fosse fornecida pela bateria do hatchback.
O veículo permite que a energia armazenada na bateria seja usada para alimentar a rede, um prédio ou até mesmo uma árvore de Natal. Isso é possível por meio da tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo), que transforma o Nissan Leaf em uma central energética móvel e dá ao proprietário o poder de fazer a gestão de energia do próprio carro.
No Brasil, por exemplo, o veículo já "emprestou" energia para um carrinho de pipoca. O uso de aparelhos elétricos conectados nas tomadas dos carros pode ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede.
250 mil unidades produzidas na fábrica da Inglaterra
A iniciativa também comemora a marca de 250 mil unidades do Nissan Leaf produzidas na fábrica da Nissan, que fica em Sunderland, na Inglaterra. O hatchback foi o primeiro modelo elétrico a ser produzido em grande escala.
Essa planta também é responsável pela produção do modelo comercializado no Brasil desde 2019. O Nissan Leaf é vendido em 51 lojas da marca em todo o país, localizadas em 18 estados e no Distrito Federal.
"Ultrapassar a marca das 250 mil unidades produzidas do Nissan LEAF é uma incrível conquista e demonstra a expertise que acumulamos na última década na produção de veículos elétricos em nossa fábrica. [...] Iluminar a árvore de Natal com nosso veículo precursor da mobilidade elétrica é uma forma espetacular e oportuna de fechar o ano"
Alan Johnson, vice-presidente de Manufatura na planta de Sunderland da Nissan.
O Vrum já testou o Nissan Leaf. Confira todos os detalhes:
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!