Mais economia

Nissan Leaf: o elétrico ganha novos recursos para reduzir gastos e economizar a bateria

Os proprietários do hatch elétrico da Nissan poderão, agora, agendar o carregamento do veículo para horários de menor tarifa, além de programar a climatização antecipadamente

Painel do Nissan Leaf elétrico com o recurso de temporizador para o agendamento da recarga do veículo.
Temporizador no painel podem ser configurado de acordo com os horários de preferência do proprietário Fotos: Nissan/divulgação

Com a alta das tarifas de energia elétrica, a Nissan desenvolveu um novo recurso para o seu pioneiro dentro do segmento de carros elétricos. Dessa forma, o Nissan Leaf contará com um mecanismo de carregamento agendado. Assim, a recarga da bateria poderá ser realizada em horários no qual a tarifa é mais baixa. 

Nesse caso, o dono deve marcar o carregamento para horas fora do pico, como durante a madrugada, por exemplo. Para garantir melhores reduções de custos, é importante verificar os horários de aplicação de cada tarifa com a concessionária de luz local.

O agendamento é feito por meio de um temporizador instalado no painel de instrumentos do veículo. Para programá-lo, basta indicar os horários de início e de fim das recargas e os dias da semana desejados. É possível, também, ajustar dois turnos para um mesmo dia. 

Feito isso, é necessário conectar o cabo do veículo na fonte. Assim, após dada a hora definida, a recarga será iniciada automaticamente. Até eventual mudança, o temporizador seguirá as definições estipuladas por último. Sendo assim, ele não precisa ser configurado todos os dias. 

Esse recurso foi idealizado para que a carga total da bateria seja atingida, mesmo que o horário marcado pelo dono termine antes disso. Por isso, o sistema calcula o tempo do carregamento e confere com o programado. A partir disso, se a opção “Carga completa tem prioridade” for selecionada no menu do sistema, o início pode ser antecipado, caso necessário. 

Para acessar o temporizador no painel, é necessário clicar, na ordem, em Definições → Configurações EV → Temporizador de Carga. Se ele não for acionado, o carregamento se iniciará normalmente após a conexão do cabo. 

Economia da bateria do Nissan Leaf

Visando colaborar com a economia de energia da bateria, o Nissan Leaf contará com um recurso de climatização antecipada. Com ele, é possível programar o aquecimento ou o resfriamento do interior do carro antes de o proprietário entrar nele.

Esse recurso funciona a partir do uso da energia que vem da rede elétrica, e não da bateria do veículo. Para isso, é necessário que o cabo fique ligado à fonte. Assim, o proprietário programa o temporizador do ar-condicionado, indicando a temperatura desejada e para qual horário. Se a programação prévia indicar temperatura de 20 ºC às 8h da manhã, por exemplo, o sistema ligará a climatização um pouco antes.

O VRUM já testou o Nissan Leaf elétrico; assista o vídeo!