Uma pesquisa encomendada pela fabricante de veículos elétricos Polestar mostrou que 55% dos motoristas norte-americanos comprariam carros elétricos, principalmente, por razões que nada têm a ver com o meio ambiente.
Ao invés disso, o aspecto que mais tem influenciado a compra desses modelos entre o público dos EUA é “a tecnologia no veículo, a conectividade perfeita e as ofertas dos sistemas de infroentretenimento”.
Sendo assim, não se trata de valores coletivos de sustentabilidade, nem da aceleração instantânea dos EVs; são as telas gigantes que seduzem os consumidores.
Segundo Gregor Hembrough, chefe da Polestar North America, a ideia de luxo sendo definida pelo o que está “sob o capô” foi substituída na era elétrica com a priorização da tecnologia.
“As pessoas estão mudando para carros elétricos mais do que por apenas razões ambientais, e o foco da Polestar na tecnologia veicular significa que eles podem ter tudo o que desejam em um pacote ecologicamente correto.”
Gregor Hembrough, chefe da Polestar North America
Entre os carros da marca, o sedã Polestar 2, por exemplo, foi o primeiro a obter um sistema de infoentretenimento totalmente desenvolvido pelo Google. Ele inclui comandos de voz integrados do Google Assistant e Google Maps.
Pesquisa sobre compra de carros elétricos
A pesquisa registrou variações de preferência e percepções entre as diferentes faixas etárias. Nada menos que 57% dos millennials, com idades 25 a 40 anos, por exemplo, responderam como “confiantes em novas marcas de carros elétricos”, como a Polestar, contra apenas 28% dos baby boomers de 57 a 75 anos e 46% de todas as pessoas pesquisadas.
Os mais jovens mostraram-se mais inclinados a citar o meio ambiente quando questionados sobre o porquê de eles terem ou quererem carros elétricos. Isso porque a geração Z (de 18 a 24 anos) diz que a sustentabilidade é um grande fator, com 12% deles afirmando que é o maior fator.
Sendo assim, os jovens Z são duas vezes mais propensos que os millennials e três vezes mais propensos que os boomers a considerar a questão ambiental. Um total de 5.086 motoristas aleatórios dos EUA em todos os 50 estados foram pesquisados.
Já testamos o icar, o carro elétrico mais barato do Brasil; assista o vídeo!