LUXO

Nova limusine presidencial da China é vista pela primeira vez

Fabricante Hongqi já anunciou que apenas 50 exemplares serão produzidos

Nova limusine HJngqi N701. Veículo aparece fazendo uma curva.
Veículo possui detalhes chamativos na frente e nas laterais Car News China/Reprodução

O novo veículo do presidente chinês Xi Jinping foi visto pela primeira vez no dia 1º de julho, durante visita a Hong Kong. Se trata de uma limusine presidencial da Hongqi, marca chinesa de automóveis de luxo. O modelo, apesar de não ter nome oficial, ganhou o apelido de N701 pelo portal Car News China.

De acordo com o site chinês, a Hongqi já anunciou que irá fabricar somente 50 exemplares nos próximos 10 anos. Portanto, pode ser que o veículo nunca venha a ter uma nomenclatura oficial.

Limusine Hongqi N701 aparece fotografado lateralmente. Dois policiais com coletes amarelos fazem a proteção do veículo. Ao fundo, há uma placa escrito "Private Road' (rua privada, em inglês).
Janelas traseiras são largas, o que é incomum em veículos de autoridades

Extremamente luxuosa, a Hongqi N701 tem mais de cinco metros de comprimento, frente com grade cromada, enormes rodas brilhantes e teto elevado. Para enfatizar a importância da figura presidencial, o veículo conta com suporte para mastros de bandeira nos para-lamas dianteiros. Há ornamentos em vermelho (cor da bandeira da China) no capô e nas laterais.

As especificações das limusines do governo chinês geralmente são um segredo, mas é provável que o veículo traga um motor V8 ou V12 sob o capô. O recém-lançado SUV Hongqi LS7, por exemplo, é movido por um V8 turbo de 4.0 litros, com 360cv.

A janela traseira é surpreendentemente grande. Essa característica é atípica nesses veículos: o comum é que se tenham janelas pequenas, para que os passageiros sejam protegidos de eventuais tiros e de outras ameaças em geral. A limusine N701, aliás, é, com certeza, blindada.

Não é a primeira vez que Xi Jinping usa um veículo da Hongqi. Desde 2018, o presidente chinês costumava ser conduzido numa Hongqi N501 – outra limusine de luxo, só que de tamanho menor. Ela era usada principalmente para a visita do chefe de estado a outros países.

Como é andar de limusine? Assista o vídeo e confira!