UAI

Limitador de velocidade será obrigatório em automóveis na Europa

Modelos já lançados devem se adaptar às normas até 2024.

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Limitador de velocidade impedirá veículo de atingir altas velocidades
Limitador de velocidade impedirá veículo de atingir altas velocidades Foto: Limitador de velocidade impedirá veículo de atingir altas velocidades

A partir deste mês, todos os novos automóveis lançados na Europa deverão conter uma tecnologia que alerta o motorista quando o limite de velocidade permitido for ultrapassado. A União Europeia também deu prazo até 2024 para que o equipamento seja instalado em todos os modelos antigos.

Chamado de Assistente de Velocidade Inteligente (Intelligent Speed Assistance – ISA), o equipamento é capaz de avisar o motorista e até mesmo travar o acelerador quando o veículo atinge o limite de velocidade permitido na via. Para isso, o assistente usa câmeras externas acopladas ao carro que identificam placas de sinalização, além de usar também informações de mapas on-line e deep learning (aprendizado avançado de máquina com base em algoritmos).

Legislação sobre o limitador de velocidade

O regulamento sobre o novo assistente diz que o automóvel deve emitir um alerta sonoro ou avisar o condutor por meio de uma vibração no volante. Em uma atitude mais drástica, as montadoras também podem equipar os carros com um sistema digital que reduz a velocidade automaticamente ou até mesmo implementar um mecanismo que levante o pé do motorista do acelerador.

O limitador de velocidade, no entanto, é subordinado ao motorista. A nova legislação europeia diz que os condutores poderão ignorar os avisos pisando mais forte no acelerador. Se o sistema de avisos ficar muito incômodo, o motorista pode ainda optar por desligá-lo completamente. Isso ocorre porque em alguns lugares a má qualidade da sinalização de trânsito pode induzir o assistente inteligente ao erro, como por exemplo em placas vandalizadas ou em dias com muita chuva e neve.

Até julho de 2024, todos os novos veículos devem estar equipados com o limitador de velocidade. Segundo a Comissão Europeia, 30% de todos os acidentes fatais estão relacionados ao excesso de velocidade no trânsito.

Sem novidades

Os limitadores de velocidade já eram esperados por algumas montadoras. A Volvo e a Renault já tinham anunciado que seus modelos seriam limitados a 180km/h. Tais medidas eram parte dos planos para reduzir as mortes e acidentes graves em seus veículos. Vale observar também que carros elétricos já têm velocidade limitada, também de 180km/h, para conservar as baterias.

Fonte: Car Scoops