De volta ao Endurance!

Hypercar Peugeot 9×8 estreia como novo carro de corrida da marca

A estreia aconteceu nas 6 horas de Monza na Itália e marcou a volta da marca para as disputas de Endurance

Hypercar Peugeot 9x8 em pista de corrida.
Novo carro de corrida da Peugeot apresenta motor híbrido Fotos: Stellantis/Divulgação

A Peugeot anunciou oficialmente, neste mês de julho, que voltará ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Esse retorno será protagonizado, na temporada de 2023, por seus dois Hypercars Peugeot 9×8 (#93 e #94). Eles são do novo modelo de carro de corrida da marca e já estrearam na Itália, durante o GP de 6 Horas de Monza.

Com motorização híbrida, os dois Peugeot 9×8 fizeram suas participações na corrida de Monza, do dia 10 deste mês, como protótipos Le Mans Hypercar do Team Peugeot TotalEnergies. Antes disso, os supercarros passaram por um intenso período de testes, durante seis meses, em diferentes circuitos europeus. 

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA

O campeonato de Endurance reflete o desafio tecnológico frente ao compromisso com a transição energética por parte das marcas participantes.

No caso da Peugeot, em pouco mais de um ano, o modelo 9×8 e uma equipe de corrida foram idealizados e construídos ao longo de treinos e ensaios em pistas e oficinas. O carro de corrida coloca em prática os princípios da fabricante diante da eletrificação e da tecnologia.

Cada um dos dois veículos contou com três pilotos e um engenheiro. No carro #93, Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne formaram a equipe e Gauthier Bouteiller foi o engenheiro do veículo. No #94, a equipe foi composta por Loïc Duval, Gustavo Menezes e James Rossiter, com Brice Gaillardon como engenheiro.  

Jean Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport, pontuou que o retorno da Peugeot celebra a conclusão da primeira etapa da missão da marca.  

“Construir um time e um Hypercar LMH inteiramente baseado no know-how e na tecnologia do Team Peugeot TotalEnergies para participarmos do Campeonato Mundial de Endurance e das 24 horas de Le Mans”.

“A corrida de Monza marca o começo de uma nova era no Endurance para a Peugeot Sport: nosso objetivo é lutar por vitórias e demonstrar a excelência da tecnologia eletrificada da Marca Peugeot.”

Jean Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport

O diretor contou, também, que as 6 horas de corrida não foram fáceis.

“Encontramos muitos problemas relacionados à corrida, que é impossível simular nos treinos, mas estamos tranquilos com o potencial do nosso carro que demonstrou, durante os treinos livres e as fases da corrida, que tem um bom nível de desempenho”.

Jean Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport

Por fim, ele ainda esclareceu que sessões de testes já estão agendadas a fim de corrigir os problemas identificados, preparando a equipe e o carro de corrida para os próximos desafios.

O Hypecar Peugeot 9×8

O novo carro de corrida da marca foi equipado com um sistema de motor híbrido. Ele é composto por um V6 2,6L, biturbo, 500kW e outro dois motores elétricos no eixo dianteiro (200kW), com uma bateria de alta tensão (900V).

Além disso, o modelo conta com uma assinatura luminosa com três garras e não possui aerofólio traseiro. Esses detalhes garantem o seu visual característico do design Peugeot.

Confira o teste do VRUM com o Peugeot 208 1.0, último lançamento da marca no país: