ESPORTIVO

Honda Civic Type R é revelado nos EUA e terá mais de 320cv

Em nota, Honda disse que o novo Civic Type R é o modelo mais rápido de toda a sua história

Publicidade
Novo Honda Civic Type R na cor branca andando pela ruas. O fundo aparece tremido, dando sensação de velocidade. A frontal possui linhas determinadas e direcionadas, dando aspecto de seriedade ao veículo
Novo Honda Civic Type R será lançado primeiro nos EUA Imagem: Divulgação

O Honda Civic Type R 2023 foi revelado nesta semana pela Honda dos Estados Unidos, completando a linha da 11ª geração do Civic. Já se sabe que o hatch esportivo terá propulsor 2.0 turbo, mas as especificações técnicas ainda não foram anunciadas. De acordo com os executivos da montadora japonesa, o novo Type R será o “mais potente e mais dinâmico de todos”, o que sugere que a potência ultrapassará os 320cv da geração anterior.

A nova versão do Honda Civic Type R terá câmbio manual de seis marchas e tração dianteira, com um sistema que permite manter as rotações elevadas nas mudanças de marchas sem perder o rendimento. A Honda ainda disse que este será o modelo mais rápido e recompensador, em termos de condução, de toda a história do modelo.

O Type R sempre foi especulado no país, mas o que acabava chegando por aqui era a versão Si. O novo hatch será importado para o Brasil a partir de 2023.

Civic Type R tem design ousado

O visual do Honda Civic Type R traz linhas ousadas e um aerofólio traseiro funcional. Toda a engenharia do carro foi desenvolvida para melhorar a aerodinâmica do veículo. A dianteira do hatch é marcada por faróis de LED, uma grade inferior maior do tipo colmeia e capô longo. A nova geração da Honda trouxe um design minimalista que pode ser percebido nos para-choques e nas portas traseiras. Além disso, os para-lamas foram alargados para que o veículo utilize os pneus Michelin Pilot Sport 4S com medida 265/30 ZR19.

O Honda Civic Type R 2023 estará disponível em cinco cores: branca, vermelha, azul, preta e cinza. Especificações adicionais serão reveladas pela montadora em setembro, mês em que o veículo será lançado oficialmente nos Estados Unidos.

Interior confortável

A versão esportiva do Civic é caracterizada internamente pela cor vermelha, que tinge as costuras, o carpete, os tapetes, os cintos de segurança e os bancos (estes têm uma imitação de camurça com alto coeficiente de fricção, para que o atrito segure os passageiros durante curvas de alta velocidade). A cor vermelha é tradição da linha Type R, assim como a manopla do câmbio manual em alumínio com detalhe vermelho. Somados a esse conjunto, tanto os pedais quanto a alavanca de câmbio têm tons metálicos e o volante funcional leva o logotipo vermelho da Honda.

O interior do Civic Type R 2023 costumava ser simples, por ser um carro esportivo. O novo modelo, no entanto, foge um pouco do padrão e traz ar-condicionado automático de duas zonas, carregador sem fio e central multimídia. O painel digital também traz indicadores para direção esportiva, como o de força G e cronômetro.

Rivalidade acirrada com a chegada do Corolla GR

A chegada do Type R ao Brasil pode marcar um novo capítulo na velha rivalidade entre Civic e Corolla. Isso porque a Toyota também confirmou a chegada do Corolla GR (sigla de Gazoo Racing, a sua divisão esportiva). O primeiro ponto interessante é que ambas as carrocerias são hatchback, inédito para o Corolla no Brasil. Ainda falando de design, os apetrechos esportivos deixam os carros quase irreconhecíveis.

A performance do Toyota também bate de frente. O Corolla RS traz debaixo do capô um motor 1.6 turbo de três cilindros, com injeção direta de combustível, que fornece potência de 304cv e torque de 37,7kgfm.