O vídeo de uma Ford Ranger atingida por um raio está circulando nas redes sociais. De acordo com o relato, a descarga elétrica atingiu a antena do veículo. A parte externa da picape ficou praticamente intacta, com danos aparentes apenas no para-brisa e na própria antena. O autor do vídeo ainda relata que toda a parte elétrica do veículo ficou comprometida.
Porém, o interior da Ford Ranger ficou totalmente destruído. O painel, principalmente no lado do motorista, ficou todo derretido, com danos ainda nos forros de porta, bancos e no forro de teto. O dano do para-brisa teria sido causado por um incêndio dentro do veículo, e não uma consequência direta do raio.
Vídeo mostra o estado da Ford Ranger atingida pelo raio
Muitos questionamentos foram feitos nos comentários do vídeo, sendo o principal a máxima de que o carro seria um dos lugares mais seguros contra raios durante uma tempestade. Não demorou muito e veio o professor Jadson Dantas, PhD em Física, para explicar o que teria acontecido dentro dessa Ford Ranger.
Ele começou explicando o que protege os ocupantes do veículo de um raio. O princípio da blindagem eletrostática, provada por um experimento chamado a Gaiola de Faraday, sugere que o metal que envolve o veículo atua como material condutor, protegendo o interior até que essa carga elétrica seja conduzida até o solo por meio dos pneus.
PhD em Física explica o que aconteceu
Dantas confirmou que a corrente não adentrou o interior da Ford Ranger. Esse raio teria uma carga muito grande, que acabou aquecendo a carroceria, que se fundiu. Para o professor, foi o calor que acabou derretendo o painel do veículo. Os estragos do vidro também teriam sido provocados pela passagem de corrente elétrica, conforme análise dos sinais.
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Mas a gaiola de Faraday funcionou, tanto que ninguém no interior da Ford Ranger tomou choque. "A Gaiola de Faraday vai te proteger do choque elétrico. Mas, se cair metal ou plástico fundido em cima de você, aí já é outra história", explicou o professor Jadson Dantas. O PhD em Física ainda esclareceu que o raio não "entrou" pela antena, mas pela carroceria metálica.
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