MUITO PREJUÍZO!

Ferrari 250 GT Breadvan, de US$ 30 milhões, bate no Le Mans Classic; assista o vídeo

Histórico modelo de fórmula 1 custava 30 milhões de dólares e não foi a primeira vez que ele se envolveu em batidas

Publicidade
Ferrari 250 GT Breadvan vermelha danificada logo após ter batido na parede de contenção da pista.
Boa parte da lateral direita do Breadvan foi danificada Fotos: Internet/Reprodução

A Ferrari 250 GT Breadvan, de US$ 30 milhões, lançada em 1962, bateu em uma parede de contenção do Le Mans Classic, tradicional evento de corrida de carros vintage sediado na França. O histórico e único modelo de corrida ganhou, então, outra cicatriz. Apesar de não ter sido a primeira vez que ele se acidentou, a batida do último fim de semana pode ser considerada a pior de todas.

No vídeo acima, publicado no Twitter, é possível ver a Ferrari deslizando para trás em alta velocidade e atingindo os muros da pista. As causas do acidente não são claras ainda, mas pode-se supor que a parede de pneus deslocada ao fundo pode ter causado confusão no piloto, levando-o a perder o controle ao sair da curva anterior.

Pelas imagens, pode-se observar que boa parte da lateral direita do automóvel chocou-se, danificando, aparentemente, o farol, o para-lama, a roda, o capô, a porta, o para-choque e outros. Danos na parte mecânica do carro, muito provavelmente, também foram causados.

Tratam-se de circunstâncias muito mais severas do que as do último incidente, em 2015, no Goodwood, na Inglaterra, quando a Ferrari 250 GT Breadvan sofreu colisões em uma disputa na pista.

A história da Ferrari 250 GT Breadvan

A Ferrari 250 Breadvan foi encomendada no início dos anos 1960 para Giovanni Volpi, um renomado piloto de Fórmula 1. A encomenda foi motivada após a Ferrari ter recusado vender um de seus mais recentes e melhores modelos da época para Giovanni.

Com um corpo leve e aerodinâmico, além de estilo shooting brake, o modelo Breadvan foi produzido de forma exclusiva para atender ao piloto. O seu design único e incomum garantiu, rapidamente, o seu lugar nas corridas vintage, como na do Le Mans Classic, onde ele se acidentou no último fim de semana.

O Le Mans Classic, realizado bienalmente, é um evento de carros esportivos antigos que acontece no Circuit de la Sarthe, na França. A corrida vintage coloca carros históricos de Le Mans (ou substitutos apropriados) uns contra os outros para que os pilotos modernos possam reviver eras passadas das corridas. Nessa ocasião, o propósito é, de fato, ver quem é mais rápido. Essa competitividade, portanto, acaba colocando dezenas de milhões de dólares em risco, como aconteceu.

Confira os vídeos do VRUM no canal do Youtube: dicas, testes e lançamentos