UAI

Exeed, marca de luxo da Chery, confirma três carros no Brasil

Empresa chegará ao país com dois SUVs e um sedan, todos com mecânica eletrificada

Publicidade
SUV RX tem propulsão totalmente elétrica
SUV RX tem propulsão totalmente elétrica Foto: SUV RX tem propulsão totalmente elétrica

A Exeed, divisão de luxo da marca chinesa Chery, que atua no Brasil sob a batuta do Grupo Caoa, confirmou que lançará três carros no mercado brasileiro, todos elétricos ou híbridos. Esses modelos serão o RX, que é um SUV híbrido do tipo plug-in, o sedan E03 e o SUV E0Y, sendo os dois últimos totalmente elétricos.

Vale lembrar que a empresa já havia anunciado que atuaria no país anteriormente. Porém, a chegada, que estava prevista para 2021 e foi antecipada em primeira mão pelo VRUM, atrasou devido, especialmente, à pandemia de Covid19. Dessa vez, a Exeed não marcou data para desembarcar no Brasil: espera-se que a estreia ocorra no segundo semestre deste ano ou, mais tardar, no início de 2024.

Curiosamente, o modelo que estava cotado para marcar a estreia da Exeed no país, em 2021, dessa vez ficou fora da gama de produtos. É o LX, que também é um SUV com tecnologia híbrida do tipo plug-in. Ao que parece, a marca chinesa remanejou a linha de carros de luxo durante o período de atraso.

Enquanto não lança os veículos, a Exceed afirma que está fazendo investimentos na infraestrutura de carregamento de carros elétricos no Brasil, sem, contudo, citar valores. Seja como for, a empresa declarou ainda que planeja, posteriormente, ampliar a gama local para além dos três modelos inicialmente confirmados.

Marcas chinesas de carros de luxo

Com a chegada da Exceed, o mercado brasileiro terá nada menos do que três marcas chinesas atuantes no mercado de carros de luxo eletrificados. Uma delas é a Great Wall Motors (GWM) que estreou neste mês no país com a gama de SUVs híbridos Haval H6. Vale lembrar que a multinacional adquiriu uma fábrica que pertencia à Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), onde começará a montar veículos em 2024.

A outra é a também chinesa BYD, que foi a primeira das conterrâneas a chegar ao Brasil. A marca comercializa dos carros de luxo no país: o SUV Tan e o sedan Han, ambos totalmente elétricos. A empresa está em negociação para adquirir uma fábrica que foi desativada pela Ford em Camaçari (BA). No entanto, até o momento, essa transação ainda está em aberto.

Já dirigimos o SUV híbrido Haval H6: assista ao vídeo!

https://youtu.be/Nr-FjfB81q4