UAI

Eletropostos: donos de carros elétricos reclamam do serviço

Pesquisa feita pelo instituto americano J.D. Power revelou a opinião pública sobre os postos de carregamento no país

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Carros elétricos têm menor custo de aquisição, mas preço de compra é bem mais elevado que o dos similares a combustão
Carros elétricos têm menor custo de aquisição, mas preço de compra é bem mais elevado que o dos similares a combustão Foto: Carros elétricos têm menor custo de aquisição, mas preço de compra é bem mais elevado que o dos similares a combustão

Que o futuro da mobilidade urbana passa pelos veículos elétricos, isso é fato. Enquanto no Brasil o mercado de elétricos engatinha, nos Estados Unidos (EUA) a situação é diferente. Lá, tanto a venda dos carros elétricos quanto a infraestrutura dos postos de carregamento, os chamados eletropostos, crescem rapidamente.

Para entender e monitorar a evolução dos eletropostos no país, a companhia americana de pesquisas automotivas J.D. Power divulgou na última quarta-feira (17) uma pesquisa que entrevistou 11.534 proprietários de veículos elétricos e híbridos. A condição para participar era ter frequentado um eletroposto pelo menos uma vez nos últimos seis meses.

Segundo os entrevistados, a má condição dos carregadores é o principal problema enfrentado por eles. Um em cada cinco entrevistados diz que não conseguiu carregar o veículo quando parou pra abastecer. Essas pessoas alegam que o carregador público não estava funcionando direito ou estava fora de serviço.

O problema não é raro e frequentemente vem à tona nas redes sociais. Na Inglaterra, inclusive, o problema aparenta ser semelhante: No tweet abaixo, um usuário reclama dos problemas sofridos para abastecer seu carro elétrico.

https://twitter.com/CarDealerEd/status/1446056426284199942?s=20&t=jWTOUgAK4Y4hjkFsjHKdhA

Tradução: "Primeiro posto: carregadores quebrados. Segundo posto: apenas um carregador funcionando (e sendo usado); Terceiro posto: o modo de carregamento rápido estava carregando devagar. Se você acha que a crise do petróleo é estressante, espere para ver quando tudo for elétrico..."

O estudo da J.D. Power avalia que a indústria precisa fazer um trabalho melhor de manutenção das estações de carregamento existentes.

Eletropostos: apesar dos problemas, os entrevistados estão satisfeitos com a quantidade de postos existentes

De acordo com o levantamento, os motoristas americanos estão satisfeitos com a facilidade de se achar postos de carregamento de veículos elétricos por aí. 72,4% dos entrevistados que usam carregadores rápidos avaliaram que é fácil achar um local público para carregar seus veículos.

As pessoas mais satisfeitas com a quantidade de eletropostos são os moradores dos estados de Dakota do Sul, Dakota do Norte, Iowa, Kansas, Minnesota, Missouri e Nebraska. O resultado é uma surpresa, tendo em vista que a região Oeste do país, liderada pela Califórnia, tem o maior número de carregadores públicos e de carros elétricos.

Segundo o Departamento de Energia dos EUA, nos últimos nove meses o número de carregadores públicos em todo o país aumentou quase 13%, passando de 110.142 para 124.369.

Tesla liderando

Os postos de carregamento da Tesla são a rede mais bem avaliada no levantamento estadunidense. Ela é a única que pontuou acima da média entre os postos com carregamento rápido.

Carregadores para veículos elétricos no Brasil

De acordo com a Elev, empresa que traz soluções para o ecossistema de carros elétricos, o Brasil tem mais de 1.300 postos de carregamento públicos e semipúblicos. Esse número tem avançado principalmente em São Paulo (SP), onde o número de eletropostos aumentou 11,25% no último mês, chegando a 445 carregadores.