Hoje, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Para celebrar a data, a Volkswagen do Brasil abriu as portas de sua Garagem, como é chamado o local onde a marca guarda se acervo histórico, a alguns membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC.
Os veículos preservados são muito interessantes, incluindo os inéditos BY e VEMP, mas os fãs do Fusca devem "babar" mesmo é na frente de três unidades muitos especiais do Besouro.
Fusca conversível
O Fusca conversível que está na Garagem VW é um Fusca 1996 . Ele é um dos três veículos que foram convertidos pela Sulam para a despedida definitiva do modelo no mercado brasileiro. Trata-se do último chassi, número BWZZZ113TP006623, pertencente a um veículo pintado em branco e com capota preta. Seu motor 1600 a gasolina traz uma particularidade, o sistema de injeção eletrônica de combustível das unidades exportadas para o México.
O descapotado pertence à série Ouro, que teve apenas 1.368 unidades produzidas. Esses exemplares do Fusca "Itamar" traziam faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e a plaqueta "Fusca", localizada na tampa do motor, em dourado. Por dentro, o veículo tinha bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes.
O primeiro "Itamar"
A Volkswagen também guardou o primeiro Fusca fabricado na segunda fase do modelo no Brasil, o "Itamar". Após sair de linha no fim de 1986, o modelo voltou a ser fabricado em 1993 a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco, que concedeu isenção tributária aos chamados carros populares.
O exemplar que está na Garagem VW, chassi número 9BWZZZ11ZPP00001, é o primeiro veículo produzido dessa segunda fase, e a mesma unidade apresentada a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Segundo a Volkswagen, seu valor histórico é inestimável.
Fusca 1986
O Fusca começou a ser fabricado no Brasil em 1959. Antes disso, a partir de 1953, o modelo era apenas montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Pois a terceira unidade do Sedan no acervo da Garagem VW é justamente do final dessa primeira fase de produção, encerrada em 1986.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Essa unidade, pintada em vermelho, saiu diretamente da linha de produção da Volkswagen. Esse Fusca foi um dos últimos fabricados nessa fase, e era equipado com motor 1.600 a álcool.
- Gosta mesmo de Fusca? Então confira este exemplar mais que especial do modelo: