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Dia Nacional do Fusca: conheça 3 versões raras do Besouro

Para celebrar o 20 de janeiro, Dia Nacional do Fusca, separamos três exemplares raros que fazem parte do acervo da Volkswagen

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Reprodução de uma peça publicitária do Fusca
Reprodução de uma peça publicitária do Fusca Foto: Reprodução de uma peça publicitária do Fusca

Hoje, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Para celebrar a data, a Volkswagen do Brasil abriu as portas de sua Garagem, como é chamado o local onde a marca guarda se acervo histórico, a alguns membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC.

Os veículos preservados são muito interessantes, incluindo os inéditos BY e VEMP, mas os fãs do Fusca devem "babar" mesmo é na frente de três unidades muitos especiais do Besouro.

Fusca conversível

Fusca conversível 1996 branco
Conversível ano 1996 foi um dos três convertidos pela Sulam

O Fusca conversível que está na Garagem VW é um Fusca 1996 . Ele é um dos três veículos que foram convertidos pela Sulam para a despedida definitiva do modelo no mercado brasileiro. Trata-se do último chassi, número BWZZZ113TP006623, pertencente a um veículo pintado em branco e com capota preta. Seu motor 1600 a gasolina traz uma particularidade, o sistema de injeção eletrônica de combustível das unidades exportadas para o México.

O descapotado pertence à série Ouro, que teve apenas 1.368 unidades produzidas. Esses exemplares do Fusca "Itamar" traziam faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e a plaqueta "Fusca", localizada na tampa do motor, em dourado. Por dentro, o veículo tinha bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes.

O primeiro "Itamar"

Fusca "Itamar" prata 1993.
Primeiro "Itamar" é da cor prata

A Volkswagen também guardou o primeiro Fusca fabricado na segunda fase do modelo no Brasil, o "Itamar". Após sair de linha no fim de 1986, o modelo voltou a ser fabricado em 1993 a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco, que concedeu isenção tributária aos chamados carros populares.

O exemplar que está na Garagem VW, chassi número 9BWZZZ11ZPP00001, é o primeiro veículo produzido dessa segunda fase, e a mesma unidade apresentada a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Segundo a Volkswagen, seu valor histórico é inestimável.

Fusca 1986

Fusca 1986 vermelho
Modelo 1986 saiu diretamente da linha de produção da Volkswagen

O Fusca começou a ser fabricado no Brasil em 1959. Antes disso, a partir de 1953, o modelo era apenas montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Pois a terceira unidade do Sedan no acervo da Garagem VW é justamente do final dessa primeira fase de produção, encerrada em 1986.

Essa unidade, pintada em vermelho, saiu diretamente da linha de produção da Volkswagen. Esse Fusca foi um dos últimos fabricados nessa fase, e era equipado com motor 1.600 a álcool.

  • Gosta mesmo de Fusca? Então confira este exemplar mais que especial do modelo:

https://www.youtube.com/watch?v=VWV29LvrdLU