Aos poucos as ruas brasileiras vão abandonando a ditadura do preto e prata, com modelos adotando cores automotivas mais vivas. Mas, quais serão as próximas tendências adotadas pela indústria? A Basf, fabricante de tintas automotivas, apresentou seu estudo para 2023 dividido por regiões.
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O Brasil pega carona na tendência proposta para a América do Sul. Trata-se de uma cor denominada Cozy Values, que é um bege acobreado com brilho cintilante. Segundo o fabricante de tintas automotivas, essa tonalidade se adequa bem aos carros de menor porte, que são comuns na nossa região, porque realça ao máximo a superfície.
“A América do Sul está muito bem representada neste estudo com uma cor muito elegante, influenciada por elementos naturais e metais preciosos, e que traz uma energia natural e inspiradora”, comenta Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.
Cores automotivas podem desvalorizar o veículo
Trazendo para o mundo real, será que os últimos lançamentos de compactos - Hyundai HB20, Volkswagen Polo ou Citroën C3 - ficariam legais com esse "rosa"? Talvez sim! Mas, também, talvez seria uma cor um pouco complicada para revender o veículo, daquelas que acabam desvalorizando o bem a médio prazo.
Tendências em outros mercados
Como o Brasil importa modelos fabricados em outros países, a pesquisa também traz a tendência de cores automotivas nos demais mercados do mundo.
Américas: a cor chave é o Lava
Segundo o fabricante, a tonalidade está na intersecção entre a alta tecnologia e a sustentabilidade.
China: a cor chave é o Ran Ran
Este termo descreve um visual descontraído. Trata-se de uma amarelo ao mesmo tempo rico e modesto, não é muito quente ou agressivo. Essa cor combina com um carro esportivo ou futurista.
Ásia Pacífico: a cor chave é a Efflorescence
Definida como um marfim perolado, esta cor tem um
processo ecologicamente correto e um apelo emocional, forjando uma nova narrativa em sustentabilidade e identidade.
Europa: a cor chave é a Gravatar
O tom amarelo vivo é baseado em um marfim claro e sólido. Considerada uma cor terrosa, a Gravatar atrai a atenção.
EMEA (Europa, Oriente Médio e África): a cor chave é o Minted Gold
O dourado metálico forte e brilhante traduz a preciosidade do ouro para a era digital.