Mercado

Consumo dos novos Polo e Virtus vaza (e não será o mais baixo do país)

Dupla da Volkswagen apresentará upgrade no motor 1.0 turbo flex que será responsável por gastos significativamente menores de combustível

Com previsão de lançamento para agosto de 2022, a expectativa era de que Polo e Virtus da linha 2023, que apresentarão uma nova calibragem de 170 TSI do motor 1.0 turboflex, tivessem o menor consumo de combustível do país. Isso porque o propulsor será adequado à fase do Proconve L7, que exige níveis mais rígidos para o controle da liberação de gases poluentes pelos veículos.

Porém, dados revelados pela tabela de 2022 do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE) produzida pelo Inmetro evidenciam que não será bem assim: a reestilização realmente trará consumos de combustíveis menores para os dois carros, mas não a ponto de torná-los os mais econômicos do país.

Qual é o consumo do Polo e do Virtus?

No caso do Polo, o consumo, com etanol, é de 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l  na estrada; com gasolina, são 13,8 km/l e 16,5 km/l na ordem. O Virtus, por sua vez, fará, com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada e, com gasolina, 13,8 km/l  e 16,3 km/l no trânsito urbano e rodoviário respectivamente. 

São médias consideravelmente melhores se comparadas à calibragem 200 TSI das versões antigas do motor de ambos automóveis da Volkswagen, quando a quilometragem por litro tinha os valores de 8,3 km/l; 10,5 km/l; 12,0 km/l; e 14,9 km/l no caso do Virtus e 8,4 km/l; 10,3 km/l; 12,2 km/l e 15,1 km/l no do Polo, seguindo, respectivamente, as modalidades mencionadas anteriormente. 

Segundo a tabela, os dois veículos terão câmbio manual de 5 marchas, sendo que o sedan ainda contará com uma outra versão de câmbio automático com 6 marchas, que fará médias um pouco piores que a versão manual. 

O resultado é que o Polo e o Virtus com o novo motor 1.0 turboflex ainda não superam, em consumo, com o similar Chevrolet Onix Plus, manual de 6 marchas, que faz, na estrada, 16,9 km/l com gasolina e 11,8 km/l com etanol. 

No entanto, liderando essa linha, está o Hyundai HB20S, manual de 6 marchas, que apresenta maior eficiência chegando a 10,1 km/l nas vias urbanas e 11,9 km/l nas vias rodoviárias com combustível vegetal e 14,4 km/l e 16,9 km/l com gasolina, na ordem. 

O VRUM já testou o Polo na versão esportiva GTS: assista ao vídeo!