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Lembra do Citroën Berlingo? Pois ele segue vivo na Argentina (e praticamente não mudou)

Modelo é, grosso modo, o mesmo que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1998

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Modelo tem projeto dos anos 1990
Modelo tem projeto dos anos 1990 Foto: Modelo tem projeto dos anos 1990

Você se lembra do Citroën Berlingo? O multiuso está for do mercado brasileiro desde 2020, mas segue à venda normalmente na Argentina, onde acaba de chegar à linha 2023. O "detalhe" é que o modelo é exatamente igual ao que era comercializado aqui, com exceção apenas da grade dianteira. Globalmente, o projeto já tem 26 anos, uma vez que o lançamento ocorreu em julho de 1996.

Na Argentina, os preços do Citroën Berlingo 2023 começam em 4.850.600 pesos, valor que equivale a aproximadamente R$141,6 mil. O modelo tem o projeto mais antigo entre os carros produzidos por lá, juntamente com o "irmão gêmeo" Peugeot Partner, que também está fora do mercado brasileiro.

O Citroën Berlingo está à venda no país vizinho em duas configurações: Furgão e Multiespace, para passageiros. Há também duas opções de motorização:  1.6 16V a gasolina, com 115cv de potência, e 1.6 turbodiesel de 92cv. Já o câmbio é sempre manual de cinco marchas.  

Histórico do Citroën Berlingo

O início da trajetória do Citroën Berlingo no Brasil data de 1998: naquele ano, o multiuso ainda era importado da França. O modelo saiu do mercado em 2003, mas retornou em 2005, com uma reestilização frontal que perdura até hoje. Em 2007, o modelo abandonou novamente o país, porém ainda houve uma última temporada de vendas por aqui, entre 2018 e 2020.

O Citroën Berlingo integra um segmento que despontou com força entre o fim dos anos de 1990 e o início de 2000: o de multivans, também chamadas de vans multiuso. Além dele e do Peugeot Partner, que é, basicamente, o mesmo modelo com outra identidade, existiam ainda o Fiat Doblò e o Renault Kangoo: esse último também é produzido na Argentina, mas em nova geração, derivada do Dacia Dokker.

Atualmente, nenhum desses modelos está disponível no mercado brasileiro. Porém, a Renault deverá importar o novo Kangoo para o Brasil ainda em 2023. Uma versão elétrica, originária da Europa, já está à venda por aqui. Por sua vez, a Peugeot comercializa a configuração Rapid do Partner, mas ele nada tem a ver com o modelo original: é apenas um Fiat Fiorino travestido.

Já testamos o Peugeot Partner Rapid: assista ao vídeo!

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