Os furgões são altos, largos e têm porta-malas enormes. Tudo que uma família precisa para se deslocar confortavelmente. O Partner nada mais é do que o Citroën Berlingo com logotipo da Peugeot. Afinal, as duas marcas ficam abrigadas no grupo PSA. Por decisão mercadológica, a Peugeot vai comercializar o modelo furgão nas versões carga e passageiro, deixando de importar o Citroën Berlingo.
Veja mais fotos do Peugeot Partner renovado!
O fabricante prevê a comercialização de modestas 400 unidades/mês divididas exatamente ao meio. O furgão de passageiros será vendido em duas versões de acabamento: Partner, Escapade e Escapade Pack. Para dar um toque aventureiro, os faróis têm grade metálica protetora. Na versão de entrada, nem mesmo o ar-condicionado está previsto. Na intermediária, faltam itens de segurança como airbag e ABS, que só estão disponíveis na topo de linha. A versão de carga estará no mercado no fim de julho.
O modelo para passageiro é o sonho de consumo da turma do banco de trás, começando pelo acesso. As portas traseiras são corrediças, o que facilita muito entrar e sair do carro. Mesmo três gordinhos se acomodam sem aperto no banco traseiro, que tem cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos. Há ainda porta-objetos com tampa sob o assoalho.
No porta-malas, sobra espaço para a bagagem de cinco pessoas. O senão é a posição do estepe, sob o assoalho do compartimento de carga, que fica sempre sujo e a tarefa de retirar e colocar é incômoda, além de o pneu estar sujeito a furto. A visibilidade é outro destaque dos furgões. Os assentos são curtos e não apoiam bem as pernas, causando desconforto em percursos longos. A posição de dirigir é excelente e a maioria dos comandos está bem posicionada. Até mesmo os dos vidros no painel central ficam ao alcance do motorista.
Dirigindo
O sistema de suspensão privilegia o conforto, mas o Partner contorna curvas com segurança. O motor 1.6 com álcool tem torque satisfatório para os 1.318kg de peso do furgão de passageiros. Os 100kg a menos de peso do modelo de carga fazem diferença no desempenho, que é bem melhor do que o de passageiro, quando não leva carga. Os engates do câmbio são precisos e macios. O comprimento curto, inferior ao da maioria dos hatches médios, facilita as manobras de estacionamento.
Ficha técnica
Motor - 1.6 flex, 110cv (gasolina) e 113cv (álcool), e torques de 14,2kgfm (g) e 15,5kgfm (a)
Transmissão - manual de cinco velocidades
Pneus - 175/70 R14 com rodas de aço e 185/65 R15 (liga leve)
Dimensões (metros) - Comprimento: 4,13; largura: 1,72; altura: 1,86; distância entre-eixos: 2,69
Capacidades - porta-malas: 624 litros; tanque; 55 litros: carga útil (pasageiros e bagagem): 625kg a 672kg conforme versão
Quanto custa
Partner, R$ 45.200; Escapade, R$ 50.600 e Escapade Pack, R$ 55.600.