A Chevrolet teve uma atitude fofa, publicando uma mensagem de despedida ao Volkswagen Gol em seu perfil do Instagram. "Concorrentes sim, inimigos nunca. Obrigado Gol por essa longa e bonita disputa que travamos pelo coração dos brasileiros", diz a mensagem assinada pelo Chevrolet Onix.
Mas, além de enaltecer a trajetória do Gol, a mensagem o compara ao Onix, que também encabeçou a lista de carros mais vendidos do Brasil durante alguns anos:
"O Brasil se despede de um dos grandes craques das ruas: o Gol, que junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas, pensam em carros. Vai tranquilo que a gente continua fazendo o nosso melhor pra seguir em frente nessa estrada."
Possivelmente devido a esse final provocativo, a postagem teve direito a uma resposta pelo perfil oficial da Volkswagen:
"Foi sem dúvida uma trajetória e tanto, @chevroletbr. O Gol é uma lenda e lendas vivem para sempre.
Continuaremos na disputa com muito respeito."
Ok, ok, mais alguém identificou um tom de ameaça nessa resposta? Afinal de contas, o Volkswagen Gol está se despedindo, mas deixa em seu lugar o Polo Track, o novo modelo de entrada da marca alemã.
Volkswagen Gol e Chevrolet Onix nunca foram rivais
Por outro lado, para cantar de galo, o Chevrolet Onix deveria ao menos estar na liderança do mercado. Porém, entre os automóveis, ele perde para o Hyundai HB20. Enquanto o compacto coreano somou 79.829 emplacamentos até outubro, o Onix teve 68.349 unidades licenciadas no Brasil.
Já o Gol termina sua trajetória na quinta posição, com 56.121 emplacamentos, mas graças às vendas para frotistas. Se não fosse pelas vendas diretas, o modelo já estaria fora de linha há algum tempo.
Outra verdade é que Volkswagen Gol e Chevrolet Onix nunca foram grandes adversários. Note que a última vez que o Gol esteve na liderança foi em 2013. O Onix dominou os emplacamentos no Brasil de 2016 a 2020, quando a escassez de componentes aniquilou seu reinado.
Mas, a liderança de mercado do Volkswagen Gol foi de 27 anos. Ainda que o mercado naquele período não fosse tão concorrido, essa é uma marca que precisa ser respeitada. A liderança de 5 anos do Chevrolet Onix é muito pequena perto dos 42 anos de história do Gol.
Gol Last Edition, a despedida salgada do campeão
Por falar em história, o Volkswagen Gol vai se despedir com uma versão comemorativa. O Gol Last Edition terá visual caprichado e um acabamento interno melhorzinho. O motor é o mesmo usado atualmente, um 1.0 com até 82cv de potência e 10,4kgfm de torque, associado ao câmbio manual. Serão apenas 1 mil unidades, devidamente numeradas. O preço ainda não foi divulgado, mas certamente será salgado, o que corta o clima bom de despedida.