O Estudo do Índice de Confiança de Mobilidade dos EUA (MCI) de 2022 da J.D. Power revelou que 65% dos consumidores ainda não conseguem distinguir, com precisão, carros autônomos e totalmente automatizados. Dentre essas pessoas, 56% classificam as tecnologias atuais de assistência ao motorista como sistemas autônomos.
Ao mesmo tempo, a pesquisa, que também teve a participação do Partners for Automated Vehicle Education (PAVE) e do MIT Advanced Vehicle Technology (AVT) Consortium, descobriu que todos os consumidores usam os termos "direção assistida", "assistência ao motorista" e "semi-autônomo" para descrever o Nível 2 e o Nível 3 das tecnologias de assistência.
Tudo isso mostra que ainda há um certo desconhecimento generalizado entre as pessoas sobre os carros autônomos e os diferentes níveis de assistência e autonomia.
“As partes interessadas do setor devem trabalhar juntas para garantir mensagens claras e consistentes, e o uso de terminologia voltada para o consumidor faz parte disso. Compreender quais palavras e frases ressoam com os consumidores pode ajudar a gerenciar equívocos e melhorar a compreensão do consumidor sobre AVs, que é um objetivo comum”
Lisa Boor, gerente sênior de benchmarking automotivo e desenvolvimento de mobilidade da J.D. Power.
Ao mesmo tempo, Tara Andringa, diretora executiva da PAVE, ressalta que a tecnologia de carros autônomos oferece um grande potencial para tornar as estradas mais seguras e melhorar a equidade na mobilidade.
"Mas não perceberemos esse potencial a menos que os consumidores entendam a tecnologia e saibam como usá-la com segurança. Esses resultados mostram que precisamos dobrar nossos esforços para ajudar os consumidores a entender a tecnologia e precisamos fornecer ao público uma linguagem clara e compreensível para descrever esses novos recursos”
Tara Andringa
Os consumidores não estão prontos para carros autônomos
O estudo da J.D. Power também avaliou a prontidão do consumidor para os carros autônomos. Em uma escala de 0 a 100 pontos, ela foi medida em 39, representando um declínio de três pontos em relação a 2021.
Além disso, segundo a pesquisa, os consumidores têm um nível particularmente baixo de conforto ao dirigir um veículo totalmente automatizado ou ao usar um transporte público totalmente automatizado.
Desses entrevistados, 26% dizem que usam recursos ativos de assistência à condução e, destes, 41% disseram que os sistemas atuais são o nível máximo de automação que eles se sentem confortáveis ??em usar.
O estudo aponta também que 55% das pessoas disseram que estariam dispostos a concluir o treinamento para operar com segurança carros autônomos.
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