A indústria da Argentina parece estar se especializando em carros elétricos de porte subcompacto. Depois da Coradir, outra empresa local que está movimentando esse segmento é a Volt (não a confunda com a Voltz, fabricante de motos). A marca acaba de apresentar, no país vizinho, o e-taxi, criado especialmente para o transporte de passageiros na praça.
Baseado no carro elétrico E1, o e-taxi chegará ao mercado no primeiro semestre, em duas configurações: para um ou três passageiros, além do motorista. A Volt apresentou as duas opções de carroceria, mas ambas foram produzidas em esquema pré-série, já que a fabricação normal ainda não começou.
Toda a linha vem equipada com dois motores elétricos que desenvolvem 19 cv de potência, associados a uma bateria de íons de lítio. Uma recarga completa em tomada comum pode levar até 8 horas; porém, bastam 30 minutos para atingir até 80% do nível máximo de carga em uma estação rápida. A autonomia, de acordo com o fabricante, é de 200km.
O fabricante estima que a maioria das corridas de táxi nos centros urbanos da Argentina cobrem distâncias entre 3km e 7km. Assim, o carro elétrico da Volt seria ideal para esse tipo de operação. Porém, se for preciso circular por estradas ou vias expressas, tudo bem, já que o modelo atinge uma velocidade máxima de 105km/h.
O preço do Volt e-taxi está estimado em 4,5 milhões de pesos argentinos (valor que equivale a cerca de R$145 mil. Porém, o fabricante promete custos de operação extremamente baixos: nos centros urbanos, o carro elétrico poderia rodar 100km por cerca de 250 pesos argentinos (aproximadamente R$8).
Sobre os carros elétricos da Volt Motors
Sediada em Córdoba, a Volt Motors se identifica como uma empresa legitimamente argentina. Os carros elétricos da marca baseiam-se no E1, cujo projeto foi desenvolvido de maneira própria. Além das variações sobre esse modelo, como o e-taxi, a empresa já planeja uma expansão para o mercado colombiano.
Como é dirigir um carro elétrico? Assista ao vídeo e descubra!
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!