Uma viagem ao passado!

Brazil Classics Kia Show: evento de antigomobilismo acontecerá no final de julho em Araxá

Além de exposição de carros antigos, o evento contará com atrações culturais, como teatro, música e dança

Publicidade
Vista de cima do evento Brazil Classics acontecendo.. Há muitos carros antigos sendo expostos e muitas pessoas ao redor deles.
O evento reúne amantes do universo do antigomobilismo do país inteiro Fotos: Brazil Classics/Divulgação

Realizado pelo Veteran Car (clube de automobilismo), patrocinado pela Kia e com o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, o Brazil Classics Kia Show, um encontro nacional de carros antigos, acontecerá na cidade mineira dos dias 28 a 31 de julho. 

Além da exposição de clássicos do antigomobilismo, esta edição contará com uma extensa programação cultural amparada pela Lei de Incentivo à Cultura. 

Oswaldo Borges da Costa Filho – presidente do Veteran Car -, em entrevista com a imprensa, adiantou algumas novidades do evento as quais serão destrinchadas abaixo.

O que se esperar da programação cultural?

Segundo Oswaldo, mesmo antes do encontro começar, três escolas públicas de Araxá receberão a visita de um especialista em patrimônio cultural, que fará uma palestra aos alunos e professores.

Além disso, o Brazil Classics Kia Show contará com uma exposição fotográfica, intervenções cênicas, mostra de dança e peças teatrais. Atrações musicais diversificadas também farão parte do evento, trazendo muitos estilos e o melhor da música instrumental local e nacional. Dentre elas, o presidente destaca as apresentações Tulio Araujo e de Victor Biglione. “Incríveis!”, pontua ele.

Carros antigos são bens culturais?

O automóvel antigo é considerado um bem cultural no mundo inteiro. No Brasil, isso já é verificado pela criação das placas pretas para esses veículos, como forma de diferenciação e pela isenção de seus impostos.

Os carros antigos são bens que devem ser preservados, pois fazem parte da história de vida de muitas pessoas e contam sobre a história do país também.

Carro antigo azul sendo exposto em estande.
Carros antigos carregam história; são bens culturais

Qual é o diferencial do Brazil Classics Kia Show sendo realizado em Araxá?

A Araxá sedia o Brazil Classics há 40 anos. Já é mais que uma tradição, portanto, o evento ser realizado no local.

Ao mesmo tempo, a cidade reúne o cenário ideal para a hospedagem de um encontro de carros antigos, já que ela conta com ampla infraestrutura para turistas e um ótimo clima ameno. A melhor parte, no entanto, se traduz pelo Grand Hotel de Araxá, onde o evento acontecerá. A arquitetura histórica e o estilo antigo e chamativo desse hotel combinam, perfeitamente, com o festival, tornando-o ainda mais característico no quesito de antigomobilismo.

Além disso, ainda há toda a hospitalidade e o apoio oferecidos pela prefeitura da cidade.

Seleção dos carros antigos é diferencial do evento

De acordo com o presidente do Veteran Car, a seleção dos automóveis que ocuparão as exposições do Brazil Classics Kia Show é um diferencial baseado na “obsessão pela qualidade”.

Sendo assim, o encontro possibilita uma oportunidade de grande representatividade para diversos tipo de carros, suas histórias e os variados gostos das pessoas.

“Ter um carro antigo vai além de valor de mercado, cada um tem sua personalidade, sua história e isso o encontro traz”, afirma Oswaldo.

Parte da frente de um carro antigo marrom em estande de exposição. Há outro carro antigo preto atrás.
Brazil Classics Kia Show contará com uma seleção exclusiva de carros antigos

Qual é a relevância do Brazil Classics Kia Show?

O Encontro Nacional de Carros Antigos de Araxá é conhecido no meio do antigomobilismo do mundo inteiro e, principalmente, do Brasil. Dessa forma, o evento se tornou uma referência no segmento.

“Só para se ter uma ideia, o carro premiado em Araxá, ele tem um valor diferenciado no mercado, o currículo muda de patamar”, explica o presidente.

A paixão dos colecionadores de carros antigos

Segundo Oswaldo Borges, o valor monetário dos carros não é o mais importante, já que a verdadeira paixão dos colecionadores é alimentada pelo aspecto afetivo que eles guardam com os automóveis.

Como explica ele, muitas vezes, o antigomoblista é motivado a comprar um carro antigo, porque não pôde adquiri-lo quando era mais novo ou porque o modelo era igual ao do seu pai ou avô. Tudo é movido por histórias, memórias e sentimentos.

O VRUM cobriu o Brazil Classics Show em 2014; assista o vídeo!

Acompanhe o VRUM no Youtube!