50 anos

BMW M completa 50 anos; conheça os 10 esportivos mais emblemáticos da marca 

Criada, inicialmente, para as pistas de competição, a BMW M GmbH cresceu e, hoje, completa 5 décadas do seu legado

Publicidade
Modelo M2 CS da BMW M GmbH azul correndo em pista de corrida esportiva.
BMW M2 CS BMW M2 CS; um carro esportivo e compacto

Em 1972, a BMW Motorsport foi criada voltada para o desenvolvimento de modelos esportivos. O seu sucesso levou a marca a ultrapassar as pistas de competição e chegar às ruas, com a produção em série para a venda ao público. Surgiu, assim, a BMW M GmbH, que comemora 50 anos em 2022. 

Depois de 5 décadas, são muitos os modelos da marca que ganharam espaço no mercado. Confira, abaixo, a lista dos 10 que mais se destacaram.

1- M1 (1978), homologação especial

BMW M1 vermelho 1978 de frente
M1 foi um dos esportivos mais icônicos da época

Criado em 1978, o M1 foi pensando para as competições de mais alto nível. Seu motor é o de seis cilindros em linha M88/1 com deslocamento de 3,5 litros, que rendia 277 cv a 6.500 rpm e 330 Nm a 5.000 rpm. Ele foi o primeiro veículo da marca levado às ruas.

A homologação desse BMW M GmbH foi especial, porque era necessário que uma quantidade mínima de exemplares fosse produzida para ela, resultando em 456 modelos fabricados em três anos.

2- M3 E30 (1985), o primeiro de sua dinastia

BMW M3 E30 preto de frente
Primeira geração do M3 entrou para a história

A geração do E30 da série 3 se tornou referência e levou à chegada de sua versão M: O M3 E30, que completa 37 anos em 2022.

O primeiro M3 era voltado para a base de veículos de competição, especificamente para o Grupo A. Por isso, a empresa optou por um motor de 2,3 litros, de 16 válvulas de quatro cilindros. Até hoje, esse modelo segue como destaque no quesito pilotagem.

3- Z3 M Coupé (1997), único em sua categoria

BMW Z3 M Coupé prata lateral
Design era um dos diferenciais do Z3 M Coupé

Lançado no final dos anos 90, o modelo Z3 virou tendência na época com seu estilo de carroceria “Shooting Brake”, que sobrevive até hoje.

Sua versão M da BMW M GmbH foi a mais cobiçada, apresentando alto desempenho com um tempo de 5,4 s para uma aceleração de 0 a 100 km/h. Isso é proporcionado pelo seu motor de 321 cv de 3,2 litros, de seis cilindros. Ele apresenta, também, um diferencial traseiro autoblocante.

4- M5 E39 (1998), V8 aspirado e manual

BMW M5 E39 azul de frente com motor V8
M5 E39 desenvolvia até 400 cv de potência

Com aspectos simples, mas mecânica de automóveis esportivos, o M5 E39 nasceu, em 1998, como o primeiro e último modelo com motor V8 aspirado da Série 5 da BMW.

Com regulação variável das válvulas de admissão e escape, a potência do sedã era de até 400 cv, podendo fazer uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 s e atingir uma velocidade máxima de 298 km/h.

5- M3 CSL E46 (2003), “Coupé, Sports, Lightweight”

BMW M3 CSL E46 preto acinzentado parado em rua de asfalto.
BMW M3 CSL E46 tem peso reduzido de apenas 1.382 kg

O BMW M3 CSL foi uma homenagem aos coupés mais leves das décadas de 1940 e 1950. O modelo reduziu 110kg do peso padrão de M3, com 1.382 kg, graças aos ajustes em sua construção.

O seu motor de 3,2 litros ganhou 17 cv, totalizando 360 cv, devido alterações na sua parte eletrônica e consumo. Além disso, como herança da corrida, sua suspensão era feita sob medida. E, por fim, a transmissão Sequencial M da BMW com Drivelogic e M Track Mode completava o pacote, garantindo maior precisão e velocidade possíveis.

6- M5 E60 (2005), coração da Fórmula 1

O BMW M5 E60 herdou um motor da Fórmula 1: famoso V10 aspirado que girava até as 8.250 rpm. O modelo foi o primeiro da divisão a ultrapassar os 500 cv, chegando a 507 cv.

Entre os fãs da marca, a sua versão M5 E61 Touring, cuja carroceria teve produção limitada, foi a de maior destaque.

7- M3 GTS (2010), estreitando a marca entre pista e rua

A M3 GTS, com design coupé, foi a primeira e última geração da M3 com motor V8. O modelo era, praticamente, uma versão de corrida acessível ao público BMW. Foram produzidos, apenas, 150 exemplares no belíssimo tom Fire Orange.

O seu motor V8 cresceu de 4,0 para 4,4 litros, com uma potência de 450 cv e 440 Nm. Com esse conjunto, o veículo acelerava de 0 a 100 km/h em 4,4 s e fazia velocidade máxima de 305 km/h.

8- 1M Coupé (2010), o equilíbrio perfeito

BMW 1M Coupé vermelho de frente
Modelo 1M Coupé honrou tradição da BMW com motor de seis cilindros em linha

O 1M Coupé foi o primeiro modelo BMW compacto. Ele foi lançado em 2010 com um motor de seis cilindros em linha e 3 litros Twin Power Turbo com 340 cv e até 500 Nm com a função overboost.

A sua relação peso/potência era de apenas 4,4 kg/cv, o que gerava um equilíbrio ideal para a condução esportiva. Isso fez dele o rei dos coupés esportivos da época e até hoje um carro esportivo de destaque

9- M2 CS (2019), a evolução

O M2 CS, um carro esportivo e compacto, foi o auge da saga M2, trazendo grandes evoluções em relação aos seus antecessores.

O modelo é equipado com câmbio manual de seis marchas e seu motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha Twin Power Turbo ganhou 40 cv, gerando uma potência total de 450 cv, entregues a 6.250 rpm. Além disso, o veículo foi o primeiro M2 equipado com suspensão adaptativa e freios em carbono-cerâmica como opcional.

10- M4 CSL (2022), o M mais veloz em Nürburgring Nordschleife

BMW M4 CSL cinza com detalhes vermelhos estacionada em garagem.
Novo BMW M4 tem 550 cv

Depois de quase 20 anos, as siglas CSL voltam ao mercado com o M4 CSL 2022. O modelo se tornou a BMW mais rápida na pista do autódromo de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7 minutos, 15 segundos e 677 milésimos.

O carro tem sua potência expandida para 550 cv e seu peso reduzido em 100 kg graças ao uso de fibra de carbono (CFRP) em diversos componentes. Além disso, sua suspensão rebaixada e ajustes especiais de tração garantem o máximo de controle nas pistas de corrida.

O VRUM já testou uma BMW; assista o vídeo!

Confira mais vídeos no canal do VRUM no Youtube!