A fiscalização de trânsito está entrando em uma nova era. Equipadas com inteligência artificial e imagens em alta definição, novas câmeras instaladas em rodovias brasileiras conseguem identificar motoristas usando celular, sem cinto de segurança e até outras infrações mesmo com veículos trafegando a velocidades de até 300 km/h.
O sistema opera 24 horas por dia e utiliza algoritmos treinados para reconhecer comportamentos irregulares ao volante. As imagens captadas são analisadas em tempo real e os casos suspeitos são encaminhados para validação humana antes da aplicação de qualquer penalidade.
A tecnologia já está em funcionamento em algumas rodovias concedidas e vem apresentando números expressivos. Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, mais de 20 mil infrações foram registradas entre julho e novembro de 2025. A maior parte dos flagrantes envolveu motoristas sem cinto de segurança, além de mais de mil casos de uso do celular ao volante.
Segundo especialistas em segurança viária, o celular se tornou uma das principais causas de distração no trânsito. Além de tirar as mãos do volante, o aparelho desvia a atenção visual e cognitiva do motorista, aumentando significativamente o risco de acidentes.
As concessionárias que utilizam o sistema afirmam que a presença das câmeras também tem contribuído para reduzir os acidentes. Em alguns trechos monitorados, a queda nos índices chegou a 30% após a implantação da tecnologia.
A tendência é que a fiscalização inteligente se torne cada vez mais comum nas estradas brasileiras. Com a capacidade de monitorar milhares de veículos diariamente e identificar infrações que passariam despercebidas por radares convencionais, a inteligência artificial surge como uma nova aliada das autoridades na busca por mais segurança no trânsito.
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!