O Carnaval é uma data importante no calendário brasileiro, e muitas pessoas acabam recorrendo aos carros durante esse período, seja para viajar para o interior, ou outros estados, ou mesmo em veículos por aplicativo. Segundo a inDrive, plataforma de mobilidade, a demanda por carros de aplicativo nesse período cresce 80% em relação à média de janeiro.
Os dados utilizam números de 2025 e também de 2024. No ano passado, no Rio de Janeiro, o crescimento registrado em fevereiro foi de 80%, impulsionado pelos blocos de Carnaval e também pelos desfiles da escola de samba. A expectativa da plataforma é que o cenário se repita, uma vez que há 462 blocos agendados para a Cidade Maravilhosa.
São Paulo não fica distante e registrou um aumento de 25% no período do Carnaval de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. A tendência para 2026 é um crescimento ainda maior na procura por carros de aplicativo, uma vez que a prefeitura registrou número recorde de blocos oficiais.
A inDrive espera um crescimento de usuários de 10% durante o período de Carnaval, especialmente nas principais capitais do país como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Belo Horizonte.
Motos em alta
Por conta da agilidade, as motos são muito procuradas no período da folia popular. Segundo o inDrive, a procura pela categoria de duas rodas cresceu 15% durante o último Carnaval.
“O Carnaval é um momento em que milhões de pessoas viajam ou ocupam as ruas ao mesmo tempo, o que intensifica a pressão sobre a mobilidade e as tarifas dinâmicas em modelos tradicionais. Na inDrive, oferecemos uma alternativa baseada em preços mais justos e transparentes, por meio da combinação direta entre passageiros e motoristas parceiros, conseguindo atender a diferentes perfis de usuários — desde quem precisa de agilidade para circular entre os blocos até quem busca mais conforto durante o feriado.”, ressalta Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil.
Segurança na corrida e para pagar
A segurança em transportes por aplicativo ainda é um ponto crucial. A inDrive destaca o pacote de ferramentas para garantir a segurança tanto do passageiro como dos motoristas cadastrados. Entre as medidas estão botão de emergência, compartilhamento de roda e monitoramento de risco.
Para pagamentos, a plataforma recomenda o uso do ‘Pix direto’, função acessível dentro do aplicativo que utiliza o Open Finance para realizar o pagamento entre cliente e motorista diretamente, eliminando outros aplicativos e garantindo agilidade no desembarque.
“Os dados reforçam que o Carnaval vai além da festa em si: ele coloca à prova a
mobilidade das cidades e a capacidade de oferecer soluções mais seguras e
eficientes para os brasileiros em grande escala. Neste contexto, a inDrive surge
como uma opção mais justa e transparente, tanto para quem se desloca dentro
das cidades quanto para quem viaja durante o feriado", conclui Mazzaferro.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!