x
UAI
PROJETO EM ANÁLISE

Motorista de veículo barulhento pode ser preso; entenda

Proposta está em discussão na Câmara dos Deputados

Publicidade
Carros com escapamentos barulhentos podem ser multados
Carros com escapamentos barulhentos podem ser multados Foto: Freeimages.com / Reprodução

A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei (PL) que visa endurecer a pena para motoristas de veículos barulhentos. Segundo a proposta, o condutor que for flagrado cometendo a mesma infração no período de 12 meses pode ser punido com prisão simples ou multa de R$ 1 mil. 

O PL 4573/25, de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), voltou a ser discutido nos últimos dias. O texto tipifica como contravenção penal a reincidência na condução de veículos com modificações que aumentem o ruído, como o uso de descarga livre ou silenciadores adulterados.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê apenas penas administrativas para esses casos. Em sessão na Casa, o deputado Kim Kataguiri alegou que o projeto visa combater práticas comprometedoras da ordem pública.

Blitz de polícia em Belo Horizonte
Motorista suspenso não está livre de ter a CNH cassada Foto: Alexandre Guzanshe/EM

"O Código de Trânsito Brasileiro já prevê penalidade administrativa para tais situações. No entanto, a reincidência demonstra elevado grau de desrespeito às normas e impõe ao Estado a necessidade de resposta mais firme", disse o parlamentar.

Em caso de nova reincidência, conforme o texto do projeto, a multa para o infrator pode subir para R$ 2 mil. O PL também deixa claro que qualquer equipamento instalado, desinstalado ou alterado visando aumentar o ruído do veículo configura infração.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa passar na Câmara e no Senado. 

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas