A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) elaborou um guia para informar os cidadãos quais carros estão isentos do pagamento do Imposto sobre Produto de Veículos Automotores (IPVA) em 2026.
A principal dúvida dos contribuintes paulistas refere-se aos carros com 20 anos ou mais. Segundo a pasta, a conta considera, exclusivamente, o ano de fabricação do veículo, e não a data da compra ou do emplacamento.
Além disso, a Sefaz-SP explica que a isenção do IPVA não ocorre no ano em que o veículo completa 20 anos. Sendo assim, em 2026, o benefício é válido para os veículos fabricados em 2005 ou antes. Os donos de carros de 2006 ainda terão que pagar o imposto este ano.
Ao todo, a pasta estima uma frota de 29 milhões de veículos em São Paulo. Fora os modelos mais antigos, também são isentos veículos de pessoas com deficiência (PCD), taxistas, ônibus e micro-ônibus urbanos, veículos oficiais, igrejas e entidades sem fins lucrativos.
Recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também aprovou um projeto que isenta as motocicletas de até 180 cilindradas. O benefício será concedido para cerca de 4,3 milhões de motos.
Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!