A Ford apresentou o Mustang GT3 2026, seu veículo para corridas de resistência. Com a intenção de aperfeiçoar o desempenho do modelo, a montadora promoveu atualizações importantes, com foco na aerodinâmica, cinemática e frenagem.
A estreia do novo Mustang GT3 está marcada para 25 de janeiro, com as 24 horas de Daytona, nos EUA. No Brasil, os fãs poderão ver o Mustang GT3 nas 6 Horas de Interlagos em São Paulo, em julho, logo após a etapa de Le Mans, na França, dentro do calendário do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
O que mudou?
No pacote aerodinâmico, o objetivo da Ford foi aumentar a força descendente e melhorar a eficiência. Para isso, a fabricante adicionou "dive planes" agressivos – dispositivos aerodinâmicos instalados à frente das rodas para controle do fluxo de ar – e revisões no "splitter" e no difusor traseiro.
Nessa revisão buscou-se, ao mesmo tempo, criar uma plataforma aerodinâmica mais estável e consistente para tornar o Mustang GT3 mais resistente a mudanças na altura de rodagem nas pistas.
Além disso, foram feitas as correspondentes atualizações na cinemática do Mustang GT3, tanto na frente quanto na traseira.
"Criamos uma plataforma mais estável e ajustamos características como o antimergulho e o ganho de cambagem para que o carro não apenas tire o máximo proveito do pneu, mas também do novo pacote aerodinâmico", explica o gerente da Ford Racing, Alex Allmandinger.
Por fim, a Ford fechou com a Brembo, marca italiana líder mundial em sistemas de frenagem de alta performance. "Ao longo dos nossos testes, a Brembo demonstrou consistentemente a durabilidade e desempenho que exigimos", completou Allmandinger.
O Ford Mustang está na sétima geração e é o carro-chefe do novo programa global de competição da Ford. O modelo compete em diversas categorias ao redor do mundo, incluindo a IMSA, NASCAR, Formula Drift, NHRA, e várias séries de GT na Europa, América e Austrália.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!