A consultoria global "Interbrand" divulgou, nesta semana, o "Best Global Brands 2025", ranking onde valores das marcas são avaliados. No mundo automotivo, a Toyota permanece à frente, com valor de mercado de US$ 74,2 bilhões.
A quantia representa um aumento de 2% em relação ao ranking do ano passado. Mais do que isso, considerado empresas de todos os setores, a Toyota se consolidou como a sexta marca de maior valor de mercado do mundo.
Por outro lado, o estudo também mostra os desafios das marcas neste momento de transição para a eletrificação. A Mercedes-Benz e a BMW, por exemplo, completam o pódio das marcas automotivas. Ambas, porém, sofreram quedas na casa de 10% e 15%, respectivamente.
A própria Tesla, montadora de carros elétricos, viu seu valor de mercado despencar em 35% no período de um ano. O resultado negativo da fabricante é fruto das polêmicas envolvendo o CEO Elon Musk, além da forte concorrência chinesa e os questionamentos sobre sua capacidade de manter o ritmo de inovação.
Por outro lado, a Ferrari acumulou um crescimento de 17%, alcançando 15,4 bilhões de dólares (R$ 82 bilhões) e o oitavo lugar no setor. Confira o top-10 das marcas automotivas abaixo.
As 10 marcas automotivas mais valiosas em 2025:
- Toyota - US$ 74,2 bilhões (+2%)
- Mercedes-Benz - US$ 50,1 bilhões (-15%)
- BMW - US$ 46,8 bilhões (-10%)
- Tesla - US$ 29,5 bilhões (-35%)
- Honda - US$ 24,8 bilhões (-7%)
- Hyundai - US$ 24,6 bilhões (+7%)
- Audi - US$ 15,4 bilhões (-11%)
- Ferrari - US$ 15,4 bilhões (+17%)
- Volkswagen - US$ 15 bilhões (- 9%)
- Porsche - US$ 15 bilhões (-14%)
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!