O governo do Canadá ameaçou ir à Justiça contra a Stellantis por transferir sua produção do Jeep Compass para os Estados Unidos. A revelação foi feita pela ministra da Indústria canadense, Melanie Joly, nesta quinta-feira (16).
Em entrevista à agência "Bloomberg", a ministra tratou a estratégia da Stellantis como "inaceitável", recordando que o governo canadense ajudou a fabricante com incentivos fiscais em meio a um momento de crise.
"Estávamos lá para ajudar a empresa em 2009, para tirá-la da beira da falência, e agora esperamos que vocês estejam lá para ajudar os canadenses", disparou Joly, ressaltando que poderia processar a empresa.
A Stellantis não respondeu à declaração da ministra da Indústria. Porém, o primeiro-ministro da província de Ontário, Doug Ford, declarou que um líder da montadora garantiu não fechar a fábrica de Brampton.
"Conversei com o presidente da Stellantis ontem. Ele disse: 'Bem, eles vão adiar por um ano. Eles vão encontrar um novo modelo. Quero manter a fábrica de Brampton aberta, não importa o que aconteça'. Ele me deu sua palavra, e eles vão mantê-la aberta", declarou Ford.
Transferência
A Stellantis já havia comunicado, no começo do ano, que estava suspendendo os planos de construir o novo Compass no Canadá. Já no início desta semana, a empresa oficializou a produção do SUV em Illinois.
Ao todo, a Stellantis promete injetar R$ 700 bilhões em quatro fábricas localizadas nos Estados Unidos até 2029. A montadora quer lançar cinco novos veículos e aumentar em 50% sua produção local.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!