x
UAI
CORTES

Volkswagen demitiu mais de 500 funcionários por má conduta em 2025

Deste montante, 300 empregados trabalhavam nas seis principais fábricas da empresa na Alemanha

Publicidade
Fábrica da Volkswagen na Alemanha
Fábrica da Volkswagen na Alemanha Foto: Divulgação/Volkswagen

O Grupo Volkswagen demitiu 548 funcionários no primeiro semestre de 2025 por violação das regras da empresa. A informação consta num relatório obtido e publicado pelo jornal "Bild", um dos principais da Alemanha, nesta terça-feira (30). 

Segundo a publicação, deste montante, 300 empregados trabalhavam nas seis principais fábricas da Volkswagen na Alemanha, localizadas nas cidades de Wolfsburg, Braunschweig, Emden, Hanover, Salzgitter e Kasse.

Fábrica de Taubaté (SP) da Volkswagen
Funcionários da Volkswagen trabalhando Foto: Divulgação/Volkswagen

Para efeito de comparação, este é a mesma quantia de funcionários da Volkswagen demitidos por má conduta em todo o ano passado. A expectativa, inclusive, é que este número cresça até o final de 2025 - entre janeiro e junho, 2.079 funcionários receberam advertências. 

O documento da VW aponta que as faltas injustificadas são o principal motivo das demissões. No ano passado, o chefe da montadora, Thomas Schafer, declarou que o absenteísmo custa à marca cerca de 1 bilhão de euros (R$ 6,2 bilhões) anualmente. 

Logotipo Volkswagen
Logotipo Volkswagen Foto: Divulgação

A notícia, entretanto, ocorre num momento de crise na Volkswagen. Para cortar os gastos, a empresa estima que eliminará 35 mil empregos somente na Alemanha até 2030. Atualmente, a fabricante com cerca e 560 mil trabalhadores ao redor do mundo. 

Ao mesmo tempo, a VW tenta se reerguer com um investimento bilionário na produção de carros eletrificados

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!