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SEGURANÇA

Governo estuda alterar velocidade máxima das vias do Brasil

Ministério dos Transportes abriu uma consulta pública para debater o tema

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Muitos motoristas lentos, na faixa da esquerda, acabam não dando passagem aos carros em alta velocidade
Muitos motoristas lentos, na faixa da esquerda, acabam não dando passagem aos carros em alta velocidade Foto: Muitos motoristas lentos, na faixa da esquerda, acabam não dando passagem aos carros em alta velocidade

O governo federal abriu uma consulta pública para atualizar o Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. Segundo o Ministério dos Transportes (MT), uma das medidas para tentar frear o aumento de mortes e feridos no trânsito é reduzir o limite de velocidade máxima das vias, seja as localizadas nos centros urbanos ou aquelas que cortam as cidades. 

Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão ligado ao MT, defende que a velocidade máxima das zonas urbanas seja de 30 km/h. No caso das vias que ligam bairros, o limite poderia ficar entre 40 km/h e 50 km/h, dependendo da infraestrutura para evitar acidentes. 

Para embasar o seu ponto de vista, a Senatran apresentou um estudo que mostra a eficácia da proposta. Em Fortaleza (CE), por exemplo, a redução do limite de 60 km/h para 50 km/h, feita em 2022, derrubou a quantidade de acidentes em 30%. Ao mesmo tempo, os motoristas viram o tempo do percurso aumentar apenas 6 segundos por km. 

Segundo o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o excesso de velocidade é a principal causa de acidentes com mortes no trânsito no país. O mesmo resultado foi obtido em um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. 

Sugestões 

Métodos para anular as multas por excesso de velocidade.
Infrações por excesso de velocidade são as campeãs de 2024 Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Ao longo da consulta pública, realizada entre julho e agosto, o governo federal recebeu 16 sugestões sobre o tema, como reduzir em 10% o limite atual ou adotar um limite de velocidade dinâmico, onde placas eletrônicas definiriam a velocidade máxima conforme as condições do tráfego. 

O Ministério dos Transportes ainda não tem data para realizar qualquer tipo de alteração no guia. Caso o limite de velocidade das vias seja alterado, a expectativa é que os órgãos estaduais e municipais sigam as orientações do Senatran, uma vez as normas de trânsito é de competência do governo federal. 

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