O seguro automotivo ficou mais barato em Minas Gerais no primeiro semestre de 2025. Segundo um levantamento da Minuto Seguros, empresa da correta digital Credita, o valor caiu 17% para as mulheres e 16% homens no estado. Os dados levam em consideração o preço médio de janeiro a junho deste ano.
O estudo mostra uma tendência de queda em Minas Gerais. Apenas em junho, por exemplo, os valores dos seguros automotivos diminuíram, em média, cerca de 2% para os homens e aproximadamente 6% para as mulheres.
Já considerando todo o Brasil, também houve recuo. Em junho, o valor chegou a R$ 2.133,86 para os homens, enquanto para as mulheres a média chegou aos R$ 2.175,50. No acumulado do primeiro semestre de 2025, o preço médio das apólices baixou cerca de 15% para o público masculino e 14% para o feminino.
Entre os homens, as maiores quedas no valor médio das apólices foram registradas nas regiões Sul e Sudeste. Minas Gerais liderou com retração de 16,3%, seguido por Rio Grande do Sul (-14,7%), Paraná (-14,9%) e Santa Catarina (-11,8%). No público feminino, os recuos mais acentuados foram no Espírito Santo (-19,2%), Goiás (-17,2%) e Minas Gerais (-13,4%).
Sobre o levantamento
A análise considera as onze capitais brasileiras com maior representatividade no mercado automotivo, com base no ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que aponta os dez modelos mais vendidos em maio.
De acordo com Michel Tanam, gerente da Minuto Seguros, esse comportamento sugere um equilíbrio entre fatores de risco e competitividade do mercado segurador, especialmente diante da movimentação de preços em segmentos como SUVs e modelos compactos.
“Tendo em vista a flutuação nos valores do primeiro semestre, é muito importante que os consumidores estejam sempre atentos e buscarem cotações personalizadas, já que o mercado de seguros é ativo e reage rapidamente a essas variáveis”, completa Tanam.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!