O inverno no Brasil começa apenas no dia 20 de junho, mas diversas cidades do país já estão sendo afetadas pelo frio nesta semana. Por isso, o Portal Vrum ouviu um especialista da Henkel, empresa que atua nas áreas de adesivos, selantes e tratamento de superfícies, para entender quais cuidados necessários os veículos precisam em meio às baixas temperaturas.
Segundo o gerente de assistência técnica Célio Renato Ruiz, além de uma boa revisão geral na parte elétrica, há cinco componentes específicos dos veículos mais impactados durante o frio. Abaixo, confira as dicas e saiba como evitar problemas.
Combustível e sistema de partida
Os veículos podem apresentar dificuldades ao dar partida nos dias mais frios. Assim, manter o sistema de combustível limpo é essencial para evitar falhas, assim como abastecer em postos de confiança e não circular com o tanque na reserva, reduzindo o risco de acúmulo de impurezas.
"Carros mais antigos, sem sistema de pré-aquecimento, são mais sensíveis a oscilações de temperatura, e resíduos no combustível podem comprometer a partida. Por isso, o uso de produtos específicos para a limpeza do sistema de alimentação, auxilia no bom funcionamento", explica Célio.
Ar-condicionado
Geralmente, os motoristas deixam o ar-condicionado desligado no inverno. O especialista, entretanto, alerta que a prática é perigosa. "O funcionamento regular do ar-condicionado impede que o sistema fique parado e acumule umidade. Vale também fazer a higienização preventiva e a troca do filtro, que é outro ponto negligenciado e importante, especialmente nesta época", diz Célio.
Pintura
Associado à umidade, o frio provoca microfissuras e desgaste na pintura, principalmente em veículos estacionados ao ar livre. Desta forma, aplicar produtos protetores em funilarias e áreas expostas ajuda a preservar o acabamento original e evita a ação do tempo sobre a carroceria. "Na área de reparação automotiva, pode-se utilizar soluções para proteger e revitalizar a pintura", diz o especialista.
Materiais metálicos e borrachas
No inverno, as baixas temperaturas provocam a contração de materiais metálicos e borrachas, aumentando o risco de ruídos e desgastes em dobradiças, trilhos e articulações. "Um lubrificante multiuso de boa qualidade pode resolver rapidamente essas situações", comenta o gerente da Henkel.
Radiador
Por último, mas não menos importante, está o radiador. Embora o congelamento do fluido de radiador seja raro no Brasil, manter o nível adequado e utilizar o aditivo correto indicado pela montadora é fundamental para evitar superaquecimento e corrosão interna do sistema de arrefecimento.
“Mesmo em temperaturas amenas, a falta de aditivo reduz a proteção contra oxidação e pode causar danos no bloco do motor", finaliza Célio.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!