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Problemas!

Principal rede de concessionários BYD desaparece do mapa

Mais de 20 lojas fecharam as portas de forma repentina, deixando clientes sem serviços

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Letreiro da BYD em Camaçari, na Bahia
Letreiro da BYD em Camaçari, na Bahia Foto: Divulgação/Joá Souza/GovBa

Uma das maiores redes de concessionários da BYD na China fechou as portas de mais de 20 lojas de forma repentina na região leste do país, afetando milhares de clientes, que não conseguem serviços para seus veículos.

Segundo a imprensa chinesa, a rede “Qiancheng”  era a principal comerciante de carros da BYD na região de Shandong (a segunda maior província da China), mas teve suas lojas fechadas de forma repentina e inesperada. No passado, a loja da cidade de Jinan foi considerada a loja número 1 da Grande China, tendo recebido até mesmo a visita do presidente da BYD, Wang Chuanfu.

Diversos clientes estão se organizando para buscar processar a rede de lojas e ter seus danos reparados. Além disso, a rede oferecia um serviço diferenciado de seguro que prometia ressarcir os clientes após determinado tempo.

Consumidores afirmam que os vendedores da rede ofertavam o serviço de “garantia conjunta de três anos”, que demandava o pagamento de até 15 mil yuan (R$ 11,7 mil) no ato da compra do carro, com a promessa de reembolso parcial após dois ou três anos.  Desde abril, clientes buscam o acesso aos reembolsos, mas descobriram que as lojas estão abandonadas.

Carregador de carro elétrico em concessionária da BYD
No Brasil, rede de concessionários da BYD está crescendo Foto: Divulgação/BYD

A rede “Qiancheng” foi fundada em 2014 e cresceu rapidamente até atingir o posto de parceiro estratégico da BYD na região. No ápice, foram mais de 20 lojas, 1.200 funcionários e 3 bilhões de yuan (R$ 2,3 bi) em vendas por ano. Esse resultado chamou a atenção do presidente da BYD, Wang Chuanfu, que visitou a principal concessionária da marca em Jinan em abril do ano passado.

Apesar da visita do executivo, a rede já passava por problemas financeiros. Ex-funcionários afirmam que a empresa começou a atrasar salários no início de 2024, e que chegou a acumular seis meses de dívida com os funcionários.

O que diz a BYD?

Segundo a imprensa chinesa, a BYD se manifestou sobre o caso, afirmando que o grupo apresentou problemas financeiros devido à rápida expansão e suas operações de alavancagem do negócio.

A Qiancheng, por sua vez, afirma que ajustes na política de concessionários da BYD pôs uma pressão enorme no fluxo de caixa do grupo de concessionários.