x
UAI
CUIDADO

Detran-SP alerta para novo golpe envolvendo multa; confira

Órgão dá dicas para não cair na fraude dos grupos criminosos

Publicidade
Detran-SP alerta para novo tipo de golpe
Detran-SP alerta para novo tipo de golpe Foto: Reprodução/Detran-SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) emitiu um comunicado para alertar os motoristas sobre um novo tipo de armadilha. Segundo o órgão, criminosos estão colocando falsas multas sobre o para-brisa de veículos para tentar aplicar golpes

A fraude consiste em deixar uma notificação de infração com o logotipo do Detran-SP sobre os carros estacionados. No comunicado, o grupo desenha um QR Code, indicando ao motorista o local de pagamento. 

Para ajudar os contribuintes a escaparem deste tipo de fraude, o Detran-SP elaborou um guia com algumas dicas importantes. Veja abaixo. 

Dicas para não cair em golpe:

  1. Detran-SP não aplica multas ligadas a estacionamento: essas infrações são de competência dos municípios. Assim, normalmente, não há notificação de autuação sobre parada e estacionamento emitida pelo Detran-SP. Na capital, por exemplo, esse tipo de autuação é de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

  2. As notificações do Detran-SP chegam à casa do condutor pelos Correios: Para notificar um condutor sobre uma infração cometida, o órgão envia uma carta ao endereço cadastrado pelo motorista em seu sistema. O documento não contém valores para pagamento, apenas um QR Code que remete ao site do Detran-SP.

  3. QR Code - Detran-SP usa apenas para direcionar condutor ao seu portal: O código digital nunca é utilizado para pagamento, somente para que o usuário seja direcionado ao site do Detran-SP.  Multas também podem ser conferidas pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Se você encontrar ou receber qualquer código que implique pagamento, ignore.

  4. O Detran-SP é todo digital: desde o ano passado, todas as multas aplicadas pelo Detran-SP são lavradas em talonário eletrônico, que dispensa o papel.

O que fazer?

Centro Expandido de São Paulo
Centro Expandido de São Paulo Foto: Reprodução: Redes Sociais

Em caso de tentativa de fraude, o órgão recomenda que a vítima registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil: delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

É possível, ainda, fazer uma denúncia pelo Fala SP, canal de comunicação que unifica manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação aos órgãos e entidades do governo de São Paulo. Ao acessar a plataforma, basta selecionar a opção Detran-SP.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion