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INFRAÇÃO

Lombada eletrônica já está na sua cidade e você não sabe; veja como funciona

Equipamento que multa quem corre demais está em escolas, hospitais e ruas movimentadas

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Lombadas eletrônica é um método usado em diversas regiões do Brasil para fiscalização
Lombadas eletrônica é um método usado em diversas regiões do Brasil para fiscalização Foto: Reprodução

Você já passou por uma rua movimentada, viu um painel piscando sua velocidade e pensou: “Será que levei multa?” Se sim, provavelmente cruzou uma lombada eletrônica, um dos métodos mais comuns de controle de velocidade no Brasil. Diferente do que o nome sugere, ela não é uma lombada física, mas um radar esperto que pega motoristas apressados nas áreas urbanas.

O que é a lombada eletrônica?

A lombada eletrônica é um radar fixo que mede a velocidade dos veículos em pontos estratégicos, como perto de escolas, hospitais ou cruzamentos movimentados. Diferente dos radares convencionais, ela tem um painel digital que mostra, em tempo real, a velocidade do carro. 

Sensores no asfalto captam o tempo que o veículo leva para passar entre dois pontos, calculando a velocidade instantânea. Se estiver dentro do limite, nada acontece. Se passar, a infração é registrada com foto, placa e dados do carro.

No Brasil, lombadas eletrônicas são comuns em áreas urbanas. Em Recife, por exemplo, a instalação de lombadas eletrônicas cortou em 30% os acidentes entre 2014 e 2016. No mesmo período, a queda no número de feridos foi de 30,6%, segundo a empresa de sinalização Rotaflux. Mas cuidado, nem toda lombada eletrônica é bem sinalizada.

Como funciona a tolerância?

A lombada eletrônica segue as mesmas regras de tolerância dos radares, definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Até 100 km/h: Tolerância de 7 km/h. Exemplo: em uma via de 40 km/h, você só leva multa acima de 47 km/h.
     
  • Acima de 100 km/h: Tolerância de 7% do limite. Numa rodovia de 120 km/h, a multa vem acima de 128,4 km/h. Porém não existe lombada eletronica em uma via de 100 km/h, o uso aqui é para exemplo.

As multas dependem de quanto você ultrapassa o limite:

  • Até 20% acima: Infração média, R$ 130,16, 4 pontos na CNH.

  • De 20% a 50% acima: Infração grave, R$ 195,23, 5 pontos.

  • Mais de 50% acima: Infração gravíssima, R$ 880,41 (multiplicada por 3), 7 pontos e suspensão da carteira.

Em 2023, o Brasil registrou 3 milhões de multas por excesso de velocidade, aumento de 132% em relação a 2022. Para evitar surpresas, apps como Waze já avisam sobre lombadas eletrônicas como radares mesmo, mas sempre é preciso ficar de olho, e claro, andar na velocidade da via.

Diferenças entre lombada eletrônica e radar

Embora pareçam primos, lombada eletrônica e radar têm diferenças. A lombada eletrônica é focada em áreas urbanas com pedestres, como zonas escolares ou hospitalares, e sempre tem um painel visível. Radares convencionais, por outro lado, aparecem em qualquer via, de ruas a rodovias, e nem sempre mostram a velocidade em tempo real.

Radar em via com diversos carros. No golpe das multas de trânsito falsa, os criminosos se passam por autoridades, utilizando equipamentos que simulam radares.
Radar em via com diversos carros Foto: Divulgação

Segundo a Rotaflux, dados mostram uma queda de 70% nas infrações após um ano de uso de lombadas eletrônicas, além de ajudar a evitar três mortes e 34 acidentes todo ano.